COVID-19: vacinas têm efeitos na Saúde Oral?
Notícias
Depois de dois anos profundamente marcados pela pandemia, podemos todos afirmar que estamos fartos de ouvir falar na COVID-19. Mas, por muito que queiramos enfiar a cabeça na areia, a verdade é que ainda existe muito para aprender sobre o tema. Não só sobre o vírus, como sobre a vacinação. E os seus efeitos na Saúde Oral.
Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Ciências da Saúde de Hokkaido, no Japão, demonstrou que as vacinas de mRNA contra a infeção provocada pelo SARS-CoV-2 têm impactos positivos na Saúde Oral. Como? Leia abaixo.
Recebeu vacina de mRNA? São boas notícias para o seu Sorriso!
A boca é uma das principais entradas do nosso organismo. E a mais crítica quando falamos de infeções respiratórias. No caso específico da COVID-19, vários estudos e relatórios médicos demonstraram que a doença afeta o microbioma oral. E que as altas concentrações do vírus na saliva estavam associadas a casos mais graves da doença. Demonstrando que existe uma correlação entre a COVID-19 e a Saúde Oral.
Agora, uma equipa japonesa de investigadores, tentou descobrir se as vacinas de mRNA também provocavam alterações ao microbioma oral. E concluíram não só que sim, como demonstraram que as alterações são benéficas para a Saúde Oral como um todo.
O que acontece à Saúde Oral depois de recebermos as vacinas de mRNA?
O estudo publicado pelo Biomed Center (BMC) juntou 40 participantes que viriam a receber a vacina da Pfizer. Foram recolhidas amostras de saliva em três momentos diferentes: antes dos participantes receberem a primeira dose da vacina, depois de receberem a primeira dose e após a segunda dose.
De seguida, os investigadores isolaram e analisaram o genoma presente nas amostras de saliva, realizando testes de PCR e tecnologia de sequenciamento de ADN de última geração. Foi ainda contabilizada a diversidade microbiana e analisadas as alterações na sua atividade.
Os investigadores concluíram que após a conclusão da vacinação, a diversidade microbiana da saliva aumentou enquanto os bacteroides, responsáveis por várias “infeções oportunistas”, diminuíram. Após a vacinação, verificou-se a proliferação de algumas bactérias benéficas para a Saúde Oral, que contribuem para o equilíbrio do microbioma oral e do pH da saliva.
Ainda que o estude apresente algumas limitações que podem afetar os resultados, aparentemente, as vacinas de mRNA podem, de facto, ter um impacto positivo na Saúde Oral.
“Recebi a vacina. Já não preciso de visitar o dentista?”
Nada disso! Ainda que os dados científicos pareçam apontar para os efeitos positivos da vacina sobre a boca, as visitas regulares ao dentista e as rotinas de higiene oral são algo que nunca deve dispensar, se quiser preservar a Saúde dos seus dentes e gengivas.
Se já não visita um dentista há muito tempo e gostaria de ficar a conhecer, em detalhe, o estado da sua Saúde Oral, aproveite para marcar uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso. Poderá fazê-lo em qualquer uma das mais de 50 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país. Terá acesso a meios de diagnóstico avançado e a equipas multidisciplinares de Médicos Dentistas.
Para que o seu caso específico tenha as respostas de que realmente precisa. E para que continue, sempre, a Sorrir para a Vida!
Venha descobrir toda a informação que selecionámos especialmente para si. Notícias, temas e artigos de todas as áreas da Medicina Dentária.