Saúde Oral na Gravidez

  • Saúde Oral na Gravidez

    7 conselhos que deve conhecer

    Está grávida ou faz parte dos seus planos engravidar? Então, este é um artigo que tem de ler.

    Saúde Oral

Notícias

Durante a gestação, é normal que procure fazer o melhor por si e pelo seu bebé. E se, por um lado, essa preocupação implica consultas regulares junto dos médicos competentes, por outro, exige também um verdadeiro compromisso com hábitos de vida saudáveis. Ainda que estes conselhos possam ser amplamente divulgados, no que diz respeito à Saúde Oral na gravidez, nem sempre é fácil encontrar informações sobre cuidados específicos que deve ter e os impactos que problemas em boca podem ter tanto na sua gestação, como na Saúde do seu bebé. Ora veja.

saúde oral na gravidez

 

Saúde Oral e Saúde Geral nas grávidas (e não só...)

Se há uma verdade que deve ser esclarecida, interiorizada e refletir-se nos cuidados que temos diariamente é que a Saúde Oral e a Saúde Geral não podem ser pensadas como existindo separadamente e sem qualquer articulação. A Saúde do nosso organismo tem impacto na Saúde da nossa boca e todas as estruturas que dela fazem parte. E vice-versa. Algo que é válido não só na gravidez, mas durante todas as fases da nossa vida.

No entanto, durante a gravidez, de facto, essa realidade deve ainda estar mais presente, pois os impactos negativos podem não só afetar a mãe, como o bebé: vários estudos demonstraram que gestantes com doenças como a gengivite e periodontite estão mais propensas a passar por partos prematuros. 

Durante a gestação, o organismo passa por várias transformações e picos hormonais que provocam alterações ao nível dos tecidos periodontais. Estas alterações podem conduzir ao desenvolvimento de vários problemas de Saúde Oral na gravidez, que por sua vez, têm impactos sistémicos na gestante.

Torna-se assim imperativo fazer um acompanhamento da Saúde da futura mamã não só com o seu médico assistente, como junto do seu dentista. Despistando quaisquer problemas prévios que possam existir e evitando que outras patologias se desenvolvam. 

Para evitar complicações, além de visitar o seu dentista, as grávidas deveram ainda garantir que não descuram alguns cuidados em casa.

 

Saúde Oral na gravidez: 7 conselhos que deve conhecer

  1. Combata ambientes ácidos - Faça os possíveis para evitar a criação de ambientes ácidos na boca. No caso de ter vómitos, uma boa solução poderá ser bochechar de seguida com água e uma colher de chá de bicarbonato de sódio ou usar um elixir oral com flúor. Ao fazê-lo, estará a ajudar a regularizar o pH da cavidade oral, protegendo os seus dentes de erosões.
  2. Tenha uma alimentação equilibrada - Entre outros benefícios, uma boa alimentação, com os minerais, as vitaminas e os restantes nutrientes necessários, é importante para que o seu filho se desenvolva corretamente.
  3. Evite açúcares fora de horas – Apesar dos desejos, evite consumir alimentos que contribuam para o aparecimento de cáries, sobretudo nos períodos entre as refeições e antes de dormir. Sejam doces ou refrigerantes, o melhor é escolher opções mais saudáveis, como legumes, fruta e água, por exemplo.
  4. Não fume – Trata-se de uma regra conhecida por todos, mas que pode ser bastante complicada para muitas pessoas. Para o bem da sua Saúde e do seu filho, faça um esforço e opte por não fumar (pelo menos durante a gravidez e amamentação). Lembre-se de que as consequências do tabagismo são nefastas para o desenvolvimento do seu bebé.
  5. Faça uma boa higiene oral - Escove os dentes pelo menos duas vezes por dia (uma delas antes de dormir), seguindo os procedimentos recomendados pelo Médico Dentista para o seu caso. Tenha em conta os instrumentos mais adequados para si, utilizando o fio dentário e uma pasta de dentes com flúor.
  6. Mantenha as consultas - Esqueça o mito de que não se deve ir ao dentista durante a gravidez. Na verdade, consultar o seu Médico Dentista regularmente e sempre que sentir alguma dor é a única forma de ter a certeza que está a fazer o melhor por si e pelo seu filho. Se avaliar frequentemente o estado da sua boca e seguir os conselhos dos profissionais competentes, será difícil que problemas de Saúde Oral afetem a sua gravidez.
  7. Informe sobre a sua gravidez - Mantenha o dentista a par de todos os detalhes da sua gravidez. Para tal, informe-os assim que suspeitar que está grávida e, entre outras coisas, não deixe de referir os medicamentos que está a tomar durante o processo.

Saúde Oral na Gravidez: desfrute deste tempo em segurança.

 

Se está grávida ou pensa engravidar, estas podem ser consideradas as 7 regras de ouro para manter uma boa Saúde Oral na gravidez. Ainda assim, se tiver alguma dúvida, seja qual for, procure ajuda e informe-se com um profissional para fazer tudo o que está ao seu alcance e ter uma gravidez saudável e tranquila.

 

Aproveite para marcar uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso, em qualquer uma das mais de 60 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país. Terá acesso a meios de diagnóstico avançado e ficará a conhecer todos os detalhes sobre o estado da sua Saúde Oral. 

Conte com o acompanhamento de equipas multidisciplinares de médicos dentistas preparadas para reconhecer e tratar todos os problemas que possam estar a condicionar a sua Saúde Oral na gravidez.