Higiene oral durante a gravidez
Notícias
É um dos temas que mais dúvidas suscita quando falamos de cuidados com os dentes na gravidez. A gestação é uma fase especial para a vida de um casal, em que muitos aspetos do dia-a-dia acabam por sofrer ligeiras alterações. As mães, por exemplo, tornam-se muito mais suscetíveis a problemas gengivais. Mas será que a higiene oral sofre alterações?
Cuidados com os dentes na gravidez: o que fazer?
Se não for devidamente cuidada, a Saúde Oral da mãe pode trazer consequências bastante negativas para o bebé. Por isso, deve redobrar os seus habituais cuidados com os dentes na gravidez. Reveja alguns dos conselhos dos Médicos Dentistas.
1. Escolha uma escova macia
Sobretudo na fase de gravidez, em que as gengivas estão mais sensíveis, não use escovas duras. Lembre-se que escovar os dentes não significa esfregá-los a todo o custo e proteja o esmalte e as gengivas.
2. Utilize uma pasta com flúor
Existem várias pastas dentífricas disponíveis no mercado. Por isso, garanta que utiliza a recomendada pelo seu Médico Dentista e que essa solução contém flúor, essencial para a prevenção de cáries. Normalmente, a concentração de flúor ronda os 1250 ppm.
3. Adote a técnica de Bass
Nos adultos é aconselhada esta técnica, que consiste em inclinar a escova num ângulo de 45 graus contra a gengiva, e escovar horizontalmente nesta posição.
Desta forma, consegue limpar o espaço existente entre a gengiva e o dente, chamado de sulco gengival, que é a zona onde se costuma iniciar a inflamação das gengivas.
4. Escove todas as superfícies
Com movimentos curtos e suaves ao longo de toda a arcada, escove as superfícies interna, externa e de mastigação de todos os dentes.
5. Não se esqueça do fio dentário
O uso de fio dentário é a única forma de remover eficazmente os restos alimentares entre os dentes. Desta forma, previne também a formação de cáries e a inflamação gengival. Deverá fazê-lo uma vez por dia, antes da escovagem.
Durante a gravidez, deverá utilizar o fio dentário com um cuidado redobrado, para evitar cortes nas gengivas (que estão mais sensíveis). Em alternativa, poderá usar fita dentária ou um porta fio. Informe-se junto do seu Médico Dentista.
6. Higienize a língua
Para completar o trabalho e lavar a sua boca por completo, não se esqueça de escovar também a língua. Faça-o de forma suave, da base até à ponta, removendo as bactérias que se alojam nessa zona. Poderá utilizar a sua escova ou um raspador lingual.
Esclareça todas as suas dúvidas
Os passos descritos anteriormente são os mais importantes para uma boa higiene oral. No entanto, se num caso normal já é aconselhado que visite a sua Clínica regularmente, se estiver grávida, é ainda mais importante que o faça.
Se gostaria de saber ainda mais sobre Saúde Oral durante a gravidez, primeiros meses de Vida e a infância, aproveite também a Coleção "Dentes de Leite", disponível online de forma completamente gratuita.
E não se esqueça: consultar o seu Médico é a única forma de entender todas as suas necessidades e os cuidados que deve ter no dia-a-dia. Por isso, não hesite em recorrer a um profissional, esclareça todas as suas dúvidas e Sorria para a Vida.
Venha descobrir toda a informação que selecionámos especialmente para si. Notícias, temas e artigos de todas as áreas da Medicina Dentária.