Periodontite afeta o coração
Notícias
Já não é segredo que as doenças das gengivas têm um enorme impacto na Saúde do organismo como um todo. Agora, um novo estudo levantou um pouco mais o véu à associação entre a periodontite e as doenças cardiovasculares.
O que é a periodontite?
A periodontite é o estágio mais avançado da gengivite. Surge da acumulação de tártaro ao longo do tempo e do não tratamento da inflamação provocada pela gengivite.
Na periodontite, a camada interna da gengiva e o osso afastam-se dos dentes (formando as chamadas bolsas periodontais) e a placa bacteriana começa a migrar e a acumular-se também em zonas abaixo da linha da gengiva.
Das gengivas ao coração.
As pessoas com periodontite correm maior risco de desenvolver problemas cardiovasculares devido a processos biológicos que podem envolver o aumento da inflamação arterial. Estas foram algumas das conclusões do estudo levado a cabo pelo Instituto Forsyth, um dos principais centros de pesquisa odontológica e craniofacial do mundo.
O estudo, que marca um passo importante na compreensão dos mecanismos que ligam os processos inflamatórios da periodontite ao agravamento de outras doença, contou ainda com cientistas e investigadores da conceituada Universidade de Harvard. E foi publicado pelo Journal of Periodontology, uma publicação científica da responsabilidade da Academia Americana de Periodontia.
O que significa tudo isto?
Significa que o tratamento da periodontite é muito importante para a Saúde do coração de pessoas que têm esta doença. Principalmente, em pessoas com problemas cardiovasculares pré-existentes.
Uma inflamação não tratada nas gengivas pode levar ao aumento da inflamação das artérias, os principais vasos de circulação do sangue pelo organismo. Com o aumento da inflamação das artérias, aumenta o risco de acidentes cardiovasculares, como os enfartes. O que pode levar os doentes a ficar com limitações para o resto da vida. Podendo ainda levar à morte.
Tudo isto pode resultar de uma “simples” inflamação que começa nas gengivas e para a qual existe tratamento.
Uma boca saudável faz a diferença na Saúde do nosso coração.
Se não visita o dentista há mais de seis meses, ou nota que tem gengivas inchadas, descoloradas ou que apresentam sangramento frequentemente, não adie mais a sua consulta.
Marque uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso, numa das 60 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país. Terá à sua disposição equipas multidisciplinares de Médicos Dentistas, incluindo profissionais especializados em Periodontia. Terá ainda acesso a meios de diagnóstico avançado, logo na primeira consulta, para conhecer, em detalhe, o estado da sua Saúde Oral. E despistar quaisquer problemas que possam existir.
Venha descobrir toda a informação que selecionámos especialmente para si. Notícias, temas e artigos de todas as áreas da Medicina Dentária.