Combata a gengivite
Notícias
Atualmente, estima-se que cerca de 50% da população adulta sofre de algum tipo de doença periodontal, como a gengivite ou a periodontite - a gengivite num estado mais avançado. Felizmente, quando a doença ainda se trata apenas de uma gengivite, é possível curá-la de forma relativamente simples. Bastando, muitas vezes, uma visita ao dentista para confirmar o diagnóstico. E manter alguns cuidados em casa.
Neste artigo, preparámos para si 5 dicas para cuidar da gengivite em casa.
1) Reduza o consumo de açúcares
Não precisa de abdicar completamente dos seus doces. Mas consumir alimentos ou bebidas açucaradas em excesso vai levar ao aumento da quantidade de bactérias nocivas que existem na nossa boca. E isso irá levar ao agravamento da gengivite.
Tenha em atenção que os açúcares não estão apenas presentes nos doces. Existem muitos alimentos onde o açúcar se encontra naturalmente presente, como a fruta, por exemplo. No entanto, estas fontes de açúcar não são as mais problemáticas para a sua Saúde Oral.
Procure evitar totalmente caramelos pegajosos ou gomas. Estas goluseimas deixam os nossos dentes e gengivas cobertos de resíduos que são difíceis de remover.
Proteja a sua Saúde Oral e Geral com uma dieta mais equilibrada. Verá que o seu Sorriso agradece.
2) Use elixires ou colutórios orais apropriados
Esta é uma das grandes razões para visitar logo o dentista se desconfia que sofre de gengivite. É que o seu dentista irá ajudar a encontrar os produtos de higiene oral mais indicados para a sua situação específica. Oferecendo-lhe instruções de utilização e explicando durante quanto tempo deve usar esses produtos.
Um dos melhores cuidados que podemos ter em casa para tratar uma gengivite é utilizando um elixir ou colutório oral apropriado à nossa situação.
Normalmente, estes elixires devem ser utilizados pelo menos duas vezes por dia: uma de manhã, após a primeira escovagem dos dentes, e uma à noite, após a última.
Hoje em dia existem dezenas de elixires orais específicos para o tratamento da gengivite que podem ser adquiridos em farmácias e em muitas superfícies comerciais. Mas tenha em atenção que estes produtos não podem ser usados durante tempo indefinido. O melhor é mesmo consultar sempre o seu dentista para garantir que cuida da sua gengivite da forma certa. Assim evitará potenciais consequências negativas da má utilização destes produtos.
Crise inflamatória
Perante uma crise inflamatória ou sintomas dolorosos existe um pequeno remédio que poderá fazer em casa para aliviar o seu desconforto.
Basta dissolver meia colher de chá de sal num copo com água morna e bochechar a mistura durante 30 segundos. Lembre-se: esta solução resulta na inflamação associada à gengivite, mas não é eficaz em todos os problemas orais que provocam dor.
3) Deixe de fumar
Sabemos que é um vício e que não é agradável estarem sempre a lembrar-nos do que devemos ou não fazer com o nosso próprio organismo. Mas, se fumar, saiba que dificilmente vai viver uma vida livre de problemas de Saúde Oral e Geral.
O fumo do tabaco contém toxinas que aos poucos vão destruindo a parte vascular de tecidos como as gengivas. Sendo um dos mais importantes fatores no agravamento de problemas como a gengivite e a periodontite. Dificultando não só os tratamentos deste tipo de doenças como eventuais tratamentos de reabilitação oral de que possa vir a necessitar: por exemplo, se um dia quiser colocar implantes dentários, o hábito de fumar será um fator complicador dos tratamentos.
Além disso, o fumo do tabaco afeta o funcionamento do nosso sistema imunitário, impedindo o nosso organismo de combater doenças eficazmente.
Se fuma e tem gengivite, considere parar agora.
Saiba que o seu dentista também pode ajudar a que pare de fumar.
4) Pratique bons hábitos de higiene oral
Estamos sempre a dizer-lhe o mesmo, não é verdade? Mas isso é porque, realmente, a higiene oral é fundamental à manutenção da Saúde Oral.
Não há muito tempo, um estudo demonstrou precisamente isso. Os participantes sofriam todos de gengivite em diferentes graus. Durante quatro semanas mantiveram todos os cuidados de higiene oral adequados, não saltando rotinas e garantindo que a última lavagem dos dentes acontecia antes de irem dormir. No final desse período, todos os participantes registavam diminuições acentuadas na inflamação das suas gengivas. De seguida, voltaram a suspender a higiene oral durante algum tempo. E o resultado não foi surpreendente: a gengivite voltou a agravar-se rapidamente.
Neste aspeto não há segredos: manter cuidados de higiene oral é fundamental para prevenir o desenvolvimento de problemas como a gengivite. Mas é também fundamental para tratá-los mesmo depois de já estarem instalados.
Para livrar-se da gengivite, cumpra com estes conselhos:
-
Lave os dentes no mínimo duas vezes por dia, todos os dias. Faça uma escovagem de dois minutos, garantindo que a escova chega a todos os dentes. Não se esqueça de raspar a língua no final.
-
Troque a sua escova de dentes a cada três meses ou quando verificar que os filamentos desta se encontram deformados.
-
Beba bastante água ao longo do dia para ajudar a sua saliva a proteger os seus dentes e gengivas e a impedir a proliferação de bactérias.
5) Olá fio dentário, adeus gengivite
Há quanto tempo não usa o fio dentário? Nós sabemos que não é o produto de higiene oral mais divertido de utilizar. Mas é mesmo indispensável das nossas rotinas.
Para além de cobrirem os nossos dentes, as bactérias responsáveis pela gengivite também se encontram no espaço entre os nossos dentes e as gengivas. A única forma de removê-las eficazmente é passando o fio dentário regularmente.
Se sofre de gengivite, é normal que tenha notado algum sangramento nas suas rotinas de higiene oral e que isso tenha desencorajado o uso do fio dentário. Mas suspender o uso deste produto quando temos as gengivas inflamadas é contra-produtivo.
Mesmo que seja um pouco desconfortável, deve sempre continuar a usar o fio dentário para proteger a sua Saúde Oral. Deve utilizar este produto pelo menos uma vez por dia, idealmente à noite, antes da última rotina de higiene oral.
Como vimos anteriormente: bons cuidados de higiene oral são fundamentais ao tratamento da gengivite.
Perante a gengivite, não deixe de visitar o seu dentista
Ainda que a gengivite possa ser tratada com alguns cuidados que podemos ter em casa, em primeiro lugar devemos ter a certeza do diagnóstico e da gravidade do problema.
O seu caso pode necessitar de outro tipo de cuidados e apenas um profissional de Saúde Oral pode indicar-lhe as soluções ideais para o seu problema.
Além disso, o seu dentista irá ainda identificar os produtos de higiene oral que deve utilizar, fornecendo-lhe todas as instruções de que necessita e dando-lhe prazos para as fases do tratamento em casa.
Mais do que procurar o dentista para tratar um problema de gengivite, procure-o para atuar na prevenção.
Manter consultas regulares e recorrer a tratamentos profiláticos como a destartarização vai evitar problemas como a acumulação de placa bacteriana e a formação de tártaro. Dois fatores que são a base do problema para a maioria das doenças de Saúde Oral.
Siga os nossos conselhos, visite o seu dentista de seis em seis meses e continue, sempre, a Sorrir para a Vida!
Venha descobrir toda a informação que selecionámos especialmente para si. Notícias, temas e artigos de todas as áreas da Medicina Dentária.