Saúde (Oral...?)

  • Saúde (Oral...?)

    5 factos que ligam a Saúde Oral a tudo o resto

    Neste Dia Mundial da Saúde, perceba como a Saúde dos nossos dentes e gengivas está ligada ao nosso organismo.

    Saúde Oral

Notícias

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Saúde. Uma data criada pela Organização Mundial de Saúde com o objetivo de sensibilizar para a importância dos cuidados de Saúde e de estilos de vida saudáveis. Por isso, preparámos para si 5 factos que mostram como a Saúde Oral não está separada da Saúde Geral. Particularmente, quando falamos de doenças como a gengivite.

Problemas como a gengivite afetam todo o organismo.

 

1) Falta de dentes leva a problemas no estômago

A Saúde do nosso organismo depende do equilíbrio delicado de todos os sistemas que o compõem. E basta um órgão ficar afetado para que esse equilíbrio fique comprometido. 

Por exemplo, a falta de um dente afeta a nossa boca como um todo. E, por sua vez, irá afetar o nosso estômago. Isto porque espaços sem dentes afetam a mastigação. Levando a problemas como o refluxo gástrico e o desenvolvimento de úlceras.

 

2) A boca é a principal entrada do nosso organismo

A nossa boca é uma entrada direta para outros órgãos essenciais. O ar que aspiramos, a saliva que engolimos, transportam o conteúdo da nossa cavidade oral para o resto do organismo. Sendo fundamental termos rotinas de higiene oral eficazes se quisermos prevenir muitos problemas.

Além disso, o nosso sistema circulatório liga todas as partes do nosso corpo através do sangue. Por exemplo, uma cárie pode evoluir para um abcesso que pode evoluir para uma infeção grave e até para uma situação de septicemia - uma infeção que afeta todo o organismo e que pode levar à morte. 

É por isso que é tão importante visitar regularmente o dentista e tratar todos os problemas de forma precoce.

 

3) Doenças das gengivas provocam o descontrolo da Diabetes

A Diabetes é uma doença sistémica. O que significa que afeta várias partes do nosso organismo. Incluindo a Saúde das nossas gengivas. E, infelizmente, esta ligação é bidirecional: a Saúde das nossas gengivas também tem impacto na Diabetes.

Especialistas de todo o mundo chegaram à conclusão de que as doenças das gengivas, num estado avançado, podem afetar o controlo metabólico da doença da Diabetes. Atualmente, já é possível identificar uma ligação entre doentes diabéticos com gengivite ou periodontite e o agravamento de problemas renais, também eles uma consequência desta doença autoimune.

 

4) A gengivite e a periodontite estão associadas à Alzheimer

Um estudo publicado na revista cientifica Science Advances demonstrou que a bactéria responsável pela gengivite, a Porphyromonas gingivalis, tem a capacidade de viajar através da corrente sanguínea e colonizar as células cerebrais de pessoas com Alzheimer. Provocando o desenvolvimento e o agravamento da doença.

Ao chegar às células cerebrais, estas bactérias libertam toxinas que estão relacionadas com o aumento da produção de duas proteínas, responsáveis por provocar a aceleração da doença de Alzheimer.

 

5) A periodontite também está ligada a problemas cardiovasculares

Dados epidemiológicos demonstraram, de forma consistente, que a gengivite em estado avançado, a periodontite, aumenta o risco de doença cardiovascular futura, independentemente de outros fatores. Aumentando o risco de acidentes cardiovasculares como os AVC e os enfartes.

Isto porque, para combater a periodontite, o nosso sistema imunitário entra num estado hiperativo. Fazendo com que o organismo reaja de forma excessiva a infeções secundárias. Podendo provocar a destruição de outros tecidos e órgãos, não diretamente ligados às gengivas.

Visitas regulares ao dentista previnem problemas como a gengivite.

 

Se não visita o seu dentista há muito tempo, haverá melhor dia para agendar uma consulta que o Dia Mundial da Saúde?

Marque uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso. Poderá fazê-lo em qualquer uma das mais de 60 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país. Terá à sua disposição equipas multidisciplinares de dentistas, preparadas para encontrar as soluções mais indicadas para o seu caso. Ficará a conhecer, com a ajuda de meios de diagnóstico avançado, o estado da sua Saúde Oral.

Porque Cuidar do seu Sorriso, é Cuidar de si! Sorria para a Vida com a OralMED.