Afinal, o que é o flúor?
Notícias
Muito ouvimos falar no flúor e em como este mineral faz bem aos dentes. Mas de que se trata exatamente? Para que serve? E como podemos obtê-lo nas quantidades que precisamos para manter a nossa Saúde Oral? As respostas abaixo.
O que é o flúor?
O flúor é um dos elementos naturais mais reactivos da tabela periódica. Em solução aquosa, é um mineral que ajuda no fortalecimento dos nossos ossos e dentes.
É um dos elementos mais abundantes no planeta. E pode ser encontrado na natureza sob diversas formas, na água, nos solos, nas plantas, nas rochas e até no ar.
Para que serve?
Em Medicina Dentária, o flúor é muito usado para melhorar e manter a Saúde Oral. É recomendado pelos dentistas para fortalecer o esmalte dos dentes: este mineral ajuda na remineralização do esmalte, ajudando a reverter e a prevenir problemas como a sensibilidade dentária.
Como podemos obter o flúor de que necessitamos?
Em muitos países, o flúor pode ser encontrado na água corrente. Mas em Portugal as concentrações de flúor na água potável não vão muito além das 0 ppm.
Felizmente, podemos encontrar este mineral em vários tipos de produtos de higiene oral, como as pastas de dentes, elixires, cremes e géis bucais, suplementos, entre outros produtos de Saúde Oral não sujeitos a receita médica. No entanto, mesmo que tenhamos acesso facilitado a todos estes produtos, não significa que tenhamos de usar todos em simultâneo para garantir a Saúde dos nossos dentes e gengivas.
É importante perceber que no que toca ao flúor, é possível pecar por excesso. Salvo se o nosso dentista der indicações para usar outro tipo de produtos - ou se recomendar um reforço ao flúor que obtemos diariamente -, nos adultos o ideal é escolher pastas de dentes ou elixires com concentrações de flúor de 1250 ppm. A partir da concentração de 1500 ppm o flúor poderá deixar de ser benéfico para o nosso organismo.
Em caso de dúvidas ou se tiver problemas como o desenvolvimento de cáries com muita frequência, ou como a sensibilidade dentária, deverá falar com o seu dentista de forma a encontrar as soluções mais indicadas ao seu caso.
Para evitar problemas, não compre suplementos ou géis de flúor sem garantir que são os produtos apropriados ao seu caso.
Se já não visita o seu dentista há muito tempo, nota que as cáries são uma constante na sua vida ou sofre de sensibilidade dentária, não adie mais a sua consulta.
Aconselhe-se sobre as soluções mais indicados para o seu caso agendando uma consulta de avaliação sem qualquer compromisso. Poderá fazê-lo em qualquer uma das 60 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país.
Terá acesso a equipas multidisciplinares de Médicos Dentistas, preparadas para ajudar com quaisquer dúvidas e problemas de Saúde Oral.
Beneficie de meios de diagnóstico avançados e conheça em detalhe o estado da sua Saúde Oral, logo na primeira consulta. E sem qualquer compromisso.
Venha descobrir toda a informação que selecionámos especialmente para si. Notícias, temas e artigos de todas as áreas da Medicina Dentária.