Facetas dentárias
Notícias
Quando folheia uma revista e vê os Sorrisos perfeitos que muitos famosos apresentam, é possível que esteja perante algumas facetas. Mas para quem está à procura de devolver a estética ao seu Sorriso há uma preocupação que deve ser esclarecida: é verdade que as facetas dentárias estragam a dentição?
O que é uma faceta dentária?
Uma faceta dentária é, essencialmente, um tipo de tratamento estético. Consiste numa espécie de uma capa que irá recobrir a parte mais externa do dente. São colocadas para resolver problemas inestéticos que possam estar a criar transtorno ao Paciente.
Como se colocam as facetas?
De uma forma resumida, primeiro é feito o estudo para alcançar o resultado que o Paciente pretende. Os resultados são posteriormente enviados para laboratório para produção das facetas. Depois, é realizada uma consulta em que a superfície dentária é preparada para o tratamento, se for necessário. E, por fim, temos uma terceira consulta em que as facetas vão ser cimentadas, ou seja, onde serão colocadas definitivamente sobre os dentes.
É necessário desgastar os dentes para colocar facetas dentárias?
Nem sempre. Existem dois tipos de facetas: as facetas non-prep (que são colocadas sobre a superfície do dente, sem qualquer desgaste) e as facetas que têm um desgaste mínimo.
Neste último caso, a colocação de facetas é feita com o chamado “preparo minimamente invasivo”. Ou seja, implica, sim, um desgaste na superfície mais externa do dente, mas que se limita à parte mais superficial do esmalte e permite o assentamento da faceta no dente.
Então, as facetas dentárias estragam os dentes?
Não, porque é um desgaste mínimo. E quando pesamos a situação, as vantagens deste tratamento, são mais do que muitas, porque as facetas têm uma grande estabilidade ao longo de tempo, tanto ao nível de forma, como ao nível de cor e de brilho.
A cor fica igual ao dente original?
Sim, é possível fazer facetas dentárias da cor que nós queremos e inclusivamente da própria cor do dente. A cerâmica tem a capacidade de se transformar e de dar ao dente e ao próprio envolvimento geral dos dentes a cor desejada.
Sabia que...? Para além das facetas, existem ainda as lentes de contacto dentárias. Ambos os materiais fazem parte dos chamados “laminados cerâmicos”. A diferença está na espessura e a transparência.
Gostava de melhorar a estética do seu Sorriso? Marque uma consulta de avaliação médica completa numa das 50 clínicas OralMED Medicina Dentária, sem qualquer compromisso. Terá acesso a uma equipa multidisciplinar de Médicos Dentistas pronta a esclarecer todas as suas dúvidas e a apresentar-lhe as melhores soluções para o seu caso.
Artigo publicado pela primeira vez em janeiro e revisto em dezembro de 2020.
Venha descobrir toda a informação que selecionámos especialmente para si. Notícias, temas e artigos de todas as áreas da Medicina Dentária.