Elixir Oral e COVID-19

  • Elixir Oral e COVID-19

    Um aliado novo contra a pandemia?

    Bochechar com elixir pode vir a entrar para a lista de medidas de prevenção recomendadas.

    Saúde Oral

Notícias

Ter bons hábitos de higiene oral nunca foi tão importante! Estudos mostram que alguns tipos de elixir oral são eficazes na inativação do SARS-CoV-2. Entenda as conclusões dos investigadores e perceba o que isto poderá querer dizer.

O elixir oral pode ser um aliado no combate à disseminação do novo coronavírus.

 

Elixir Oral + novo coronavírus = K.O.?

Num estudo realizado pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido, os investigadores chegaram à conclusão que alguns elixires que contêm pelo menos 0,007% de cloreto de cetilpiridínio parecem ser eficazes a inativar o novo coronavírus.

Neste estudo, apenas foram analisados sete elixires orais de marcas diferentes, tendo os investigadores alertado para a necessidade de os testes continuarem a ser realizados em mais tipos de elixir.

Em condições desenhadas para simular com o máximo de rigor o ambiente da cavidade oral e nasal, o novo coronavírus foi exposto aos diferentes elixires ao longo de períodos de 30 segundos (mais ou menos o tempo ideal que deve durar um bochecho nas nossas rotinas de higiene oral).

Os resultados ainda não foram revistos pela comunidade científica, mas já se encontram a ser analisados, estando o estudo a aguardar publicação em revistas científicas. No entanto, podemos estar perante mais um importante passo no combate à COVID-19, pelo menos no que toca à prevenção da doença. Em setembro deste ano já tinha sido publicado um estudo com conclusões semelhantes na revista científica Journal of Medical Virology.

 


Sabia que…? O cloreto cetilpiridínio é um poderoso antisséptico que é usado numa série de produtos de higiene oral. Esta substância tem um papel importante no combate da placa bacteriana e no tratamento de doenças como a gengivite. 


 

O que pode significar tudo isto?

Esta descoberta, a ser reconhecida internacionalmente, poderá representar mais uma ferramenta muito importante para impedir os indivíduos de contrair COVID-19: ao ser eficaz na inativação do vírus, o uso de alguns elixires orais em momentos específicos do nosso dia-a-dia pode vir a ser recomendado como medida de prevenção ao contágio pela doença - à semelhança do hábito de lavar as mãos e superfícies, usar máscara e manter o distanciamento social.

No entanto, o Dr. David Thomas, professor na Universidade de Cardiff e um dos autores do estudo, disse em declarações à BBC que ainda será necessário “ver se [os elixires orais] funcionam em doentes. E esse é o objetivo do próximo ensaio clínico”. Ou seja, os investigadores irão agora começar a testar a possibilidade do elixir ajudar também a reduzir a presença do novo coronavírus na saliva de doentes positivos à COVID-19.

 

Algum dos elixires analisados está à venda em Portugal?

Sim. Dos sete produtos testados, o Listerine Advanced mostrou-se capaz de inativar totalmente o SARS-CoV-2. 

No entanto, antes de pensar já em encomendar quantidades copiosas deste produto, tenha atenção aos exageros. A eficácia que se conhece do elixir contra a COVID-19 foi apenas testada ao nível da prevenção. E, logicamente, tratando-se de um elixir oral, estes produtos apenas poderão ser utilizados para o fim que lhes é previsto: para bochechar. De nada lhe servirá beber o elixir ou lavar-se com este produto. 

 

Então, devemos ou não usar elixir?

Devemos usar elixir, sim! E até podemos optar por uma das marcas testadas no estudo de Cardiff. O elixir oral já era um produto com muito benefícios para a Saúde Oral e geral, antes mesmo de se ter tornado no novo inimigo #1 da COVID-19. Até surgirem novas indicações das autoridades de Saúde, deve continuar a completar as suas rotinas de higiene oral bochechando com um elixir durante 30 segundos. Na pior das hipóteses, ficará com a sensação de uma boca muito mais fresca.

Elixir oral: se tiver dúvidas na hora de escolher, fale com o seu dentista.

 

Se não sabe quais são os produtos de higiene oral mais adequados para si ou se tem dúvidas sobre a forma e frequência com que deve utilizá-los, fale com o seu Médico Dentista ou Higienista Oral. 

Nas clínicas OralMED Medicina Dentária encontrará profissionais dedicados a ajudar logo desde a primeira consulta. Marque uma avaliação médica completa e aproveite para esclarecer todas as suas questões. Ficará ainda a conhecer o estado da sua Saúde Oral através de um diagnóstico rigoroso, realizado por equipas clínicas multidisciplinares. Sem qualquer tipo de compromisso para si!