Distúrbios alimentares e o dentista
Notícias
De acordo com a ANAD (Associação Norte Americana da Anorexia Nervosa e Distúrbios Relacionados) 9% da população mundial sofre de distúrbios alimentares. Transtornos que levam a milhares de hospitalizações todos os anos. Mas que podem ser identificados e devidamente tratados antes de culminarem em cenários trágicos. Para isso, promover a visita regular ao dentista pode mesmo fazer toda a diferença. Perceba porquê neste artigo.
O que são distúrbios alimentares?
Um distúrbio alimentar é um transtorno psicossomático que surge muitas vezes na adolescência. E que se manifesta através de comportamentos obsessivos em torno da alimentação. São exemplos de distúrbios alimentares a anorexia nervosa e a bulimia. Transtornos que podem culminar em problemas graves de Saúde. E, em situações extremas, em morte. Sendo fundamental sinalizá-los e tratá-los atempadamente.
Como é que o dentista pode ajudar com estes problemas?
O dentista não irá tratar distúrbios alimentares. Mas tem, muitas vezes, a capacidade de identificá-los através de um rastreio à Saúde Oral. Isto porque este tipo de problemas deixa marcas na cavidade oral que são facilmente reconhecidas por um dentista experiente. O que permite a sensibilização dos Pacientes em clínica e o encaminhamento dos seus casos para profissionais especializados.
Que sinais é que os distúrbios alimentares deixam na boca?
Os distúrbios alimentares afetam todo o organismo. Mas, em muitos casos, o diagnóstico pode ser feito, precisamente, através do impacto que têm na Saúde Oral. Distúrbios diferentes podem deixar marcas diferentes nos dentes e gengivas. Mas, de um modo geral, o dentista ficará em alerta quando:
-
Verificar que existe muita erosão dentária ou perda patológica de dentição, associadas a hipersensibilidade dentária - problemas muito frequentes em casos de bulimia devido à acidez dos vómito;
-
Verificar um baixo volume de saliva (xerostomia) e glândulas salivares aumentadas - resultado também da bulimia e do uso excessivo de diuréticos e medicamentos laxantes;
-
Identificar presença de cáries dentárias associadas ao desgaste do esmalte - problemas comuns devido à desnutrição e/ou ao vómito excessivo;
-
Diagnosticar problemas de gengivite e periodontite - muitas vezes indicadores de falta de cuidados de higiene oral e da falta de vitaminas essenciais.
As visitas regulares ao dentista não protegem apenas a sua Saúde Oral e a dos que lhe são mais próximos.
Marque uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso, numa das mais de 50 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país. E proteja-se a si e à sua família.
Venha descobrir toda a informação que selecionámos especialmente para si. Notícias, temas e artigos de todas as áreas da Medicina Dentária.