Digital Smile Design: veja o Futuro
Notícias
Ver o final. Mesmo antes de começar.
Já imaginou conseguir ver o futuro com os seus próprios olhos? E, não. Não tem de usar bolas de cristal. Basta a ajuda do seu Médico Dentista. E de um software muito inovador: o Digital Smile Design. Leia a explicação da Dra. Patrícia Mota, das clínicas OralMED Medicina Dentária.
O que é o Digital Smile Design (DSD)?
O Digital Smile Design (DSD) é uma ferramenta digital que nos ajuda na planificação do caso, prevendo de imediato o objetivo estético final.
A Medicina Dentária tem sofrido uma grande evolução e está a passar para o mundo virtual e digital. Através de um protocolo de fotos que tiramos ao Paciente, nós passamos essas fotos para o computador e conseguimos desenhar ali o sorriso do Paciente. Ou seja, ele percebe desde o início como é que vai ficar o resultado final.
Como é que funciona?
O Paciente vem à consulta, é feita uma pequena entrevista, em que temos de perceber todo o historial do Paciente e também as expectativas que ele tem para o futuro, nomeadamente a nível estético.
Depois, fazemos um protocolo de fotografias através de uma máquina fotográfica. Essas fotografias são inseridas no computador e aí começamos o processo de planificação, em que colocamos os dentes com a forma e o tamanho pretendido.
Finalmente, é apresentado ao Paciente, onde temos sempre a comparação das fotografias do antes e do depois. Se aprovar, é enviado para o Laboratório, que a partir do ficheiro digital é capaz de fazer um mock-up.
E em certos casos, podemos colocar até na própria boca do Paciente, para ver o resultado final.
Qual é a grande vantagem?
As principais vantagens do DSD são, em primeiro lugar, uma melhor comunicação entre o Paciente e o Médico Dentista. Depois, o facto de não haver surpresas no final do tratamento a nível estético, porque nós conseguimos planificar um tratamento real para o Paciente.
Ou seja, não é subjetivo: é real. E, por fim, uma melhor comunicação entre o Médico Dentista e o Técnico de Prótese. O Digital Smile Design não tem surpresas. Porque, logo no início, sabemos o resultado final.
Ou seja, a pessoa simula e aprova o sorriso antes de o colocar?
Exatamente. Logo de início, conseguimos simular e ver o resultado final do tratamento. O que faz com que a própria comunicação entre o Médico Dentista e o Paciente seja mais fácil e mais real. Ele percebe melhor aquilo que vai ter no final. Não há dúvidas nem há diferenças.
É muito usado em facetas dentárias?
Sim, o DSD pode ser utilizado na questão das facetas. Mas também é muito usado em casos de Implantologia, para ajudar a desenhar as próteses fixas completas. E é muito útil para estudar a forma e a estética dentária em cada caso.
Atualmente, já é mesmo possível visualizar o futuro do seu Sorriso. E participar mais ativamente no seu plano de tratamento, para conseguir os resultados que sempre desejou.
Visite o seu Médico Dentista. Conheça esta e outras novidades em tratamentos. E encontre sempre soluções à sua medida!
Venha descobrir toda a informação que selecionámos especialmente para si. Notícias, temas e artigos de todas as áreas da Medicina Dentária.