Destartarização?
Notícias
Hoje em dia, todos sabemos que uma destartarização é um tratamento que serve para remover o tártaro dos nossos dentes. Mas apesar de ser um dos procedimentos mais comuns de Medicina Dentária, a verdade é que ainda suscita várias dúvidas.
Saiba a resposta às cinco perguntas mais comuns sobre destartarização.
1. "Como se faz uma destartarização?"
É um procedimento que é feito com um equipamento específico que produz ultrassom. As vibrações produzidas por ultrassom, quando entram em contacto com o tártaro, fazem com que este se fragmente e se separe da superfície dos nossos dentes.
2. "A destartarização estraga o esmalte?"
Não. Quando o equipamento que é utilizado está devidamente calibrado e é manuseado por um Médico Dentista ou Higienista Oral qualificado, o procedimento não provoca quaisquer danos ao esmalte dentário.
3. "Já existem equipamentos para fazer este procedimento em casa. É seguro usá-los?"
Não. Estes equipamentos não são recomendados pelos Médicos Dentistas devido aos riscos que acarretam. Não estão testados nem calibrados com a potência com que podem ser usados nos dentes com segurança. Quando as vibrações de ultrassom não estão na frequência certa, podem danificar o esmalte.
4. "A destartarização dói?"
Se não tivermos nenhum problema em boca e o equipamento estiver devidamente calibrado, não deve provocar dor. Mas em pessoas propensas à sensibilidade dentária ou que apresentem algum processo inflamatório nas gengivas poderão sentir um desconforto mais acentuado.
5. "Quanto tempo demora o tratamento?"
Remover o tártaro na cadeira do dentista é um procedimento relativamente rápido. Habitualmente, este procedimento não ultrapassa os 30 minutos. No entanto, poderá demorar mais tempo consoante a quantidade de tártaro que é necessário remover e o seu nível de aderência ao esmalte.
Faça uma destartarização de seis em seis meses.
A acumulação de tártaro nos dentes é uma das principais causas de muitos dos problemas de Saúde Oral, podendo contribuir para o desenvolvimento de doenças como a gengivite ou a periodontite. É, por isso, muito importante fazer uma destartarização de seis em seis meses.
Nas clínicas OralMED Medicina Dentária, a destartarização semestral está incluída em todos os Planos de Tratamento Integrais. Podendo os Pacientes usufruir deste benefício mesmo após terminarem os seus tratamentos. Se ainda não visitou o Médico Dentista este ano, marque já uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso. E esclareça todas as suas dúvidas sobre este e outros temas de Saúde Oral.
Artigo publicado pela primeira vez em outubro de 2020 e revisto em dezembro de 2021.
Venha descobrir toda a informação que selecionámos especialmente para si. Notícias, temas e artigos de todas as áreas da Medicina Dentária.