Aparelho invisível?
Notícias
Aparelho invisível: corrigir os dentes sem vergonha
Ter os dentes alinhados tem, sem dúvida, algum peso na nossa autoestima. Mas, para muitos de nós, pensar em aparelhos equivale a imaginar-nos com um Sorriso repleto de arames e elásticos durante tempo incerto. Felizmente, desde há uns anos para cá, tornou-se possível evitar os arcos metálicos e os brackets utilizados nos aparelhos dentários convencionais. Tudo graças à chegada da tendência do aparelho invisível.
O que é?
O aparelho invisível consiste num conjunto de alinhadores transparentes, removíveis, especialmente adaptados aos seus dentes e que dispensam a utilização de fios metálicos, elásticos ou brackets. Sendo minimamente invasivo, e praticamente invisível, este sistema permite resolver alguns problemas bastante comuns, como dentes desalinhados, sobrepostos ou espaçados.
Um exemplo deste tipo de alinhadores é o sistema Invisalign.
Como funciona?
De um modo simples, este aparelho invisível é capaz de gerar o movimento dos dentes através de uma sequência de alinhadores, que são trocados, aproximadamente, a cada duas semanas.
O processo começa sempre com uma avaliação completa da sua situação, por parte de um médico dentista. Se este for o método mais adequado para produzir os resultados desejados, o procedimento ocorrerá em 3 fases principais.
Em primeiro lugar, os dentes do Paciente são digitalizados em 3D, transferindo as imagens para o computador. Desse modo, é possível analisar o caso com maior detalhe, definir o plano de tratamento e apresentar uma pré-visualização do resultado final ao Paciente, explicando todo o processo.
Uma vez ajustado às suas expectativas, se aceitar o tratamento, a clínica entrará em contacto com os laboratórios e os alinhadores necessários serão produzidos à sua medida.
Por fim, quando o conjunto de alinhadores chegar à sua clínica, o médico dentista dará início ao tratamento propriamente dito.
Neste processo, o número total de alinhadores dependerá da sua situação e cada alinhador apresentará ligeiras diferenças para cada etapa do tratamento, trabalhando em conjunto para garantir que, no final, todos os dentes ficam na posição pretendida.
Com visitas regulares ao seu médico dentista, será possível monitorizar o progresso do seu tratamento e ajustar qualquer detalhe que se revele necessário.
Habitualmente, a duração do tratamento está compreendida entre os 9 e os 18 meses, variando de Paciente para Paciente.
O aparelho invisível pode ser usado em todos os casos?
Embora inicialmente fosse apenas utilizado para problemas de menor gravidade, com o avanço da tecnologia, este tratamento está a tornar-se na solução ideal para cada vez mais casos. Ainda assim, e apesar de poder ser utilizado tanto em crianças como em adultos, cada caso é um caso e apenas o seu dentista poderá dizer qual é a melhor solução para si.
Se gostaria de melhorar o posicionamento dos seus dentes, agora tem mais uma opção à sua disposição. Seja qual for o aparelho ortodôntico mais adequado para si, lembre-se que a rapidez e a qualidade do tratamento dependerão tanto do conhecimento dos profissionais envolvidos, como da sua colaboração. Por isso, esclareça todas as suas dúvidas, higienize o seu aparelho de forma correta e acompanhe a sua evolução nas consultas planeadas com o seu médico dentista.
Venha descobrir toda a informação que selecionámos especialmente para si. Notícias, temas e artigos de todas as áreas da Medicina Dentária.