Rastreio da OralMED descobre quisto silencioso
Notícias
Rastreio da OralMED descobre quisto silencioso
O caso do senhor Carlos podia ser igual ao de muitos outros portugueses. Há quase 10 anos sem ir ao dentista, chegou à OralMED Viana do Castelo para fazer um rastreio dentário. Queria cuidar da sua Saúde Oral e mastigar à vontade. E o seu objetivo era claro: substituir os dentes que já tinha perdido. Mas não imaginava o desfecho da consulta.
Quisto dentário: um achado radiológico
O senhor Carlos é um Paciente fumador de 50 anos: um cenário bastante comum em Clínica. Mas ao realizar o seu diagnóstico inicial, a ortopantomografia alertou imediatamente a Equipa Médica. Sem qualquer tipo de sintoma e sem fazer a menor ideia, o Paciente tinha um quisto em boca.
«Existia uma lesão quística enorme, muito próxima do nervo alveolar inferior. Sensibilizámos o Paciente para o problema e pedimos de imediato para realizar uma tomografia computorizada.», explicou o Médico Dentista responsável pelo caso.
Após analisar os exames necessários, a equipa médica procedeu à remoção completa do quisto. Uma cirurgia complexa, e que tinha de ser realizada o mais rapidamente possível.
«Foi uma intervenção cirúrgica complexa, de elevada exigência técnica. Neste tipo de quistos, o ideal é fazer uma remoção completa do quisto. E foi isso que nós fizemos, evitando rompimentos da membrana.», contou-nos o Médico Dentista Implantologista.
Quais são os próximos passos?
Agora, tanto o Paciente como a Equipa Médica estão a aguardar os resultados laboratoriais. E só depois de analisarem os dados é que saberão se o quisto é benigno ou não. Dependendo da resposta, o senhor Carlos poderá realizar de imediato a reabilitação que pretendia, ou começar outro tipo de tratamentos.
Para o dentista responsável, este caso ilustra bem a importância das visitas frequentes ao dentista e, em especial, o valor do rastreio dentário.
"Se não forem detetados atempadamente, cerca de 80% dos cancros na boca são potencialmente fatais."
«Se não forem detetados atempadamente, cerca de 80% dos cancros na boca são potencialmente fatais. E sejam benignos ou malignos, os quistos começam quase sempre por ser assintomáticos. Ou seja, o Paciente não apresenta qualquer sintoma.», começou por explicar.
«É mesmo uma característica deste tipo de patologia. Por isso é que, quando descobertos, muitas vezes, já é demasiado tarde.», alertou.
Aproveite o Rastreio da OralMED
A prevenção é mesmo o melhor remédio. Por isso, se não vai ao dentista há algum tempo, não hesite em procurar ajuda. Aproveite o rastreio dentário da OralMED e dirija-se a uma das mais de 40 unidades distribuídas por todo o país.
Numa consulta inicial, poderá conhecer em detalhe o estado da sua Saúde Oral, com todo o rigor clínico. E se necessitar de realizar algum tratamento e escolher a OralMED para se tratar, terá ainda acesso a condições de pagamento ajustadas aos seus rendimentos.
Visite regularmente o seu Médico Dentista, mantenha uma Saúde Oral adequada e Sorria para a Vida.
Nota: Carlos é um nome fictício utilizado com o intuito proteger a verdadeira identidade do Paciente em causa.
Venha descobrir toda a informação que selecionámos especialmente para si. Notícias, temas e artigos de todas as áreas da Medicina Dentária.