A atividade física previne a periodontite?

  • A atividade física previne a periodontite?

    Parece que sim...

    Sorria! Temos boas notícias para os amantes de desporto!

    Saúde Oral

Notícias

Que a atividade física faz bem ao corpo e à alma, já todos sabemos. Mas parece que os benefícios físicos se estendem para lá do óbvio... Um estudo recente concluiu que ter uma vida ativa, que inclua a prática de desporto ou mesmo caminhadas frequentes, ajuda a proteger-nos contra a periodontite. Uma doença que pode ter impactos nefastos em todo o organismo. E que leva à perda dos nossos dentes naturais.

 

Periodontite: uma doença que afeta muito mais do que as gengivas

A periodontite é o estágio mais avançado das doenças das gengivas. Além de levar a problemas como a retração gengival, afeta também os ossos onde os dentes se encontram fixos. Levando à perda de osso. E à eventual queda da dentição natural.
Infelizmente, além dos problemas orais que provoca, a periodontite pode ter ainda, por exemplo, impacto em doenças como a Diabetes, Alzheimer e doenças cardiovasculares. Sendo de extrema importância o seu tratamento precoce e controlo continuado no dentista.

 

Atividade física e a periodontite

Como em qualquer doença, o melhor tratamento é mesmo a sua prevenção. E, para além dos hábitos de higiene oral e das visitas regulares ao dentista, parece que existe mais uma arma no combate à periodontite: a atividade física. Foi esta a conclusão de um estudo da responsabilidade da Faculdade de Odontologia da Universidade Complutense de Madrid.

Com base numa amostra de mais de 10 600 adultos, o estudo reflete sobre o papel da atividade física na Saúde Oral. Para além das conclusões sobre o papel preventivo do desporto na periodontite, o estudo estabelece ainda uma ligação entre altos níveis de atividade ocupacional, realizada em contexto laboral, com o risco significativo de vir a desenvolver a doença. Ou seja, a atividade física realizada em tempos livres aparenta atuar como um protetor contra a periodontite. Ao passo que a atividade física realizada em contexto de trabalho aparenta ser um fator de risco.

No entanto, os autores do estudo alertam para a necessidade de se realizar novos estudos e ensaios clínicos para melhor fundamentar estas conclusões e para que se possa estabelecer uma relação de causalidade entre a prática de desporto e as caminhadas com a prevenção da periodontite.

Atividade física ajuda a prevenir a periodontite

 

Lembre-se: uma boa higiene oral e visitas regulares ao dentista estão da base da prevenção de todos os problemas de Saúde Oral.

Se não visita um dentista há muito tempo, aproveite para marcar uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso. Tem à sua disposição mais de 50 clínicas OralMED Medicina Dentária em todo o país. Conheça em detalhe o estado da sua Saúde Oral. E procure atuar sempre na prevenção!