“Foi muito gratificante para nós”
Notícias
Todos temos o Direito a Sorrir para a Vida. Foi com esta Visão que a equipa da clínica OralMED Cascais recebeu a visita de um jovem de 13 anos das Aldeias das Crianças SOS. E que o ajudou a recuperar a sua Saúde Oral através dos tratamentos de Medicina Dentária de que necessitava. Um donativo sobre a forma de tratamentos que está inserido nas políticas de Sustentabilidade Social das clínicas OralMED. E que, através da iniciativa OralMED Solidária, tem ido ao encontro das populações mais fragilizadas, cujas carências económicas e sociais não permitem tratar a sua Saúde Oral.
Entenda este caso neste artigo.
“O facto de se tratar de um Paciente tão jovem, e a componente solidária deste caso, colocaram-nos algum peso acrescido”
Ainda que com algum receio inicial, o jovem, que apresentava algumas carências de Saúde Oral, foi recebido em clínica com todo o cuidado. E conseguiu ultrapassar o nervosismo comum associado à cadeira do dentista graças à sensibilidade e empatia da equipa.
“Os problemas identificados e as soluções encontradas não representam, por si só, situações atípicas. Mas o facto de se tratar de um Paciente tão jovem, e a componente solidária deste caso, colocaram-nos algum peso acrescido”, começou por explicar a Dra. Ana Torres, responsável pela área de Odontopediatria da clínica OralMED Cascais.
“Acreditamos que todos os Pacientes têm o Direito a Sorrir para a Vida. E, nas nossas clínicas, tomamos todas as medidas para assegurar o sucesso de todos os tratamentos, claro. Mas esta parceria com as Aldeias das Crianças SOS e os jovens que recebemos em consulta são muito especiais para nós. Felizmente, tudo tem corrido bem. Este tratou-se de mais um caso muito gratificante para nós”, acrescentou.
A importância das visitas regulares ao dentista desde a infância
Com a Saúde Oral restabelecida, o jovem de 13 anos recebeu ainda alguns conselhos para que possa manter o seu Sorriso saudável ao longo da sua vida.
Um trabalho de pedagogia muito importante que é promovido pelos Médicos Dentistas nas suas consultas. Principalmente, junto dos Pacientes mais jovens. E que, infelizmente, ainda não chega a todas as crianças. Resultando em muitos problemas no futuro.
“Podem resultar inúmeras consequências da falta de acompanhamento em consultas de Medicina Dentária logo durante a infância. Cáries nos dentes de leite podem evoluir para situações de dor e infeção, podendo inclusive levar à perda precoce do dente, com consequências futuras no alinhamento dentário. Para além de problemas dentários, podemos também intervir precocemente em problemas de desenvolvimento e crescimento ósseo, e oclusão dentária, facilitando a resolução ortodôntica destes problemas com influência na mastigação, estética e dicção”, esclareceu a Dra. Ana Torres.
“É também na infância que aprendemos uma série de hábitos que levamos para a vida inteira. Crianças com uma boa Saúde Oral geralmente têm os meios para aprender a mantê-la. Seja através da higiene oral, seja através de consultas regulares no dentista. Encontrando-se aqui as bases para adultos bem desenvolvidos e saudáveis no futuro, concluiu a Médica Dentista, experiente no tratamento e acompanhamento de crianças.
Sobre a OralMED Solidária
Desde 2020 que a iniciativa OralMED Solidária tem ajudado utentes de Organizações Não Governamentais e de Instituições Particulares de Solidariedade Social a recuperar a sua Saúde Oral. Tendo ajudado, até à data, mais de 35 instituições em todo o país, através do donativo de mais de 100 mil euros em tratamentos de Medicina Dentária.
Saiba mais sobre esta iniciativa na página da OralMED Solidária.
Venha descobrir toda a informação que selecionámos especialmente para si. Notícias, temas e artigos de todas as áreas da Medicina Dentária.