OralMED Solidária ajuda jovens das Aldeias de Crianças SOS
Notícias
No âmbito da iniciativa OralMED Solidária, a clínica OralMED Cascais recebeu jovens da Associação Aldeias de Crianças SOS de Bicesse. Oferecendo-lhes os tratamentos de Medicina Dentária necessários para suprir as suas carências de Saúde Oral. E procurando apoiar uma das associações de solidariedade que maior impacto tem numa das camadas mais fragilizadas da nossa sociedade: as crianças e jovens em situação de risco.
"A Saúde Oral dos jovens é fundamental no bem-estar de todos e de cada um deles"
Portugal é um dos países da União Europeia com piores índices de Saúde Oral infantil, de acordo com dados do Eurostat. Um problema que se torna ainda mais evidente quando olhamos aos dados referentes a crianças de famílias em situação de pobreza ou com baixos rendimentos.
Para ajudar a combater esta realidade, a iniciativa OralMED Solidária tem apoiado várias Instituições de Solidariedade Social que atuam junto das crianças residentes em Portugal. Disponibilizando tratamentos de Medicina Dentária. E trabalhando ao nível da sensibilização para a importância de manter bons hábitos de higiene oral. Cuidados essenciais ao bom desenvolvimento e à Saúde Oral e geral dos mais jovens.
“O impacto da parceria de colaboração que as Aldeias firmaram com a OralMED foi extremamente significativo e, visivelmente, muito gratificante. A Saúde Oral dos jovens é fundamental no bem-estar de todos e de cada um deles.
Podendo ter aliado a possibilidade de tratamentos com a sensibilização para a prática de bons hábitos de higiene oral, conseguimos colmatar uma das nossas grandes necessidades e preocupações.
Além da auto-estima individual que cada criança e jovem transbordava, possibilitou às Aldeias continuarem a manter os mais elevados standards de cuidados, que cada um merece”, começou por explicar Nuno Pestana, Gestor de Parcerias com Empresas da Associação Aldeias de Crianças SOS.
“A reação dos jovens que beneficiaram deste tratamento não podia ter sido melhor! Todos ficaram extremamente satisfeitos e super contentes. Adoraram a clínica, a simpatia das pessoas no atendimento e o fato de se sentirem especiais e muito bem acolhidos! Hoje estão contentíssimos e com uma confiança acrescida neles próprios, o que é, só por si, um sinal de verdadeiro contentamento e orgulho.
Não há melhor forma de fazermos esta sensibilização junto das crianças e jovens, se não houver esta possibilidade de, na prática e in loco, eles estarem presentes e falarem com profissionais altamente especializados e atenciosos como os das clínicas OralMED.
Verem e sentirem esta preocupação por parte desta equipa inexcedível, atenta a cada pormenor, com atendimento personalizado e sensível a cada necessidade individual, fê-los despertar ainda mais para a importância dos cuidados de Saúde Oral, que devem ter permanentemente”, concluiu.
Conheça a Associação Aldeias de Crianças SOS
A Aldeias de Crianças SOS de Portugal é uma associação integrada na federação mundial SOS Kinderdorf International que realiza um trabalho social fundamental no país. Tendo como objectivo proteger e cuidar de crianças e jovens que perderam os cuidados parentais ou que correm risco de perdê-las.
A associação acolhe crianças e jovens num modelo familiar de cuidados alternativos e diferenciados. Oferecendo um casa onde podem permanecer junto dos seus irmãos biológicos, se for o caso, e ao encargo de um Cuidador de referência, num ambiente seguro e com a estabilidade necessária para potenciar o seu bom desenvolvimento.
A Aldeias de Crianças SOS trabalha ainda ao nível da prevenção através do Programa de Fortalecimento Familiar que intervém junto das famílias biológicas. Dando-lhes ferramentas essenciais para que possam melhor proteger e assegurar o bem estar das suas crianças e prevenindo a sua institucionalização.
Poderá ficar a conhecer mais sobre esta associação e a sua missão nobre através do seu site.
Sobre a OralMED Solidária
A OralMED Solidária é uma iniciativa inserida nas políticas de Sustentabilidade Social das clínicas OralMED Medicina Dentária. Esta iniciativa vai ao encontro de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Organizações Não Governamentais (ONG) para prestar apoio a idosos em situações vulneráveis, crianças e jovens em risco, cidadãos portadores de deficiência e cidadãos em projetos de reinserção social. Só em 2021 disponibilizou mais de 100 mil euros em tratamentos de Medicina Dentária. E irá continuar a ajudar Instituições de norte a sul do país.
As IPSS e ONG poderão assim enviar uma breve apresentação para o endereço: solidaria@oralmed.pt. Cada caso será cuidadosamente analisado pela equipa da OralMED Solidária, que entrará em contacto com as Instituições de forma a ajudar os perfis de risco identificados.
Venha descobrir toda a informação que selecionámos especialmente para si. Notícias, temas e artigos de todas as áreas da Medicina Dentária.