"Tive alta. Posso ir ao dentista?"
Notícias
Graças ao nível de segurança dos consultórios e aos quase inexistentes contágios em clínica, os dentistas puderam manter as suas portas abertas durante o novo confinamento. No entanto, existem algumas dúvidas que os Pacientes têm e que precisam de ser respondidas: quando podemos retomar as nossas consultas no dentista se tivermos contraído COVID-19 e já tivermos recuperado?
“Tive COVID-19. Quando posso voltar a ir a consultas no meu dentista?”
De acordo com os últimos dados da Direção-Geral de Saúde (DGS), mais de 683 000 casos de COVID-19 foram considerados como “recuperados” pelas entidades de Saúde portuguesas, desde o início da pandemia.
Neste momento, a recomendação é que os doentes COVID poderão fazer as suas vidas no “novo normal” a partir do momento em que receberem alta clínica.
Ou seja, quando recebemos alta, podemos voltar a deslocar-nos para fazer as nossas compras essenciais, ir à farmácia, tratar de assuntos inadiáveis presencialmente e ir ao dentista, entre outras atividades previstas nas exceções às restrições à deslocação, atualmente em vigor.
Antes de recebermos alta, não devemos deslocar-nos por quaisquer motivos, exceto por motivos médicos inadiáveis, com indicação expressa de um profissional de Saúde e atendendo a todos os critérios que nos forem comunicados.
“Se estiver em isolamento profilático, passado quanto tempo posso ir ao dentista?”
Se estivermos em isolamento profilático devemos procurar ter os mesmos cuidados e restrições que os doentes COVID que testaram positivo. Mas, quando terminar o período de isolamento indicado, e se não desenvolvermos quaisquer sintomas durante esse tempo, poderemos voltar a deslocar-nos, dentro das limitações impostas, e retomar as nossas consultas e tratamentos de Medicina Dentária.
“E se estiver doente com COVID-19 ou em isolamento profilático e tiver uma urgência dentária?”
Se isto acontecer, devemos contactar o dentista que nos acompanha assim que possível.
Existem exceções absolutamente inadiáveis que podem exigir tratamento no dentista, mesmo antes de ter alta clínica. E, nestes casos, estão previstas medidas específicas para o atendimento seguro de doentes infetados ou em isolamento profilático em gabinete médico. Caberá ao dentista avaliar se a situação se trata efetivamente de uma urgência ou se poderá ser adiada até alta clínica do Paciente.
Se teve COVID-19 mas já teve alta clínica, ou se já terminou o seu isolamento profilático, pode voltar a agendar as suas consultas de Medicina Dentária.
Marque uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso, numa das 60 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país. Conte com a experiência de equipas multidisciplinares de Médicos Dentistas que estão preparadas para recebê-lo, em segurança, num ambiente clínico protegido. Fique a conhecer o estado da sua Saúde Oral, logo na primeira consulta.
Confira as normas que definem os critérios da DGS para as altas clínicas aqui.
Venha descobrir toda a informação que selecionámos especialmente para si. Notícias, temas e artigos de todas as áreas da Medicina Dentária.