Endodontia: o quê... e porquê?

  • Endodontia: o quê... e porquê?

    Pista: pode evitar muitas extrações...

    Existem dentistas que se dedicam exclusivamente à Endodontia.

    Saúde Oral

Notícias

Nós sabemos que você sabe. Só não está é a ver bem o que é. E se falarmos em desvitalizar dentes? Já lhe diz alguma coisa? Neste artigo, entenda o que querem dizer os dentistas quando falam em endodontia.

 

O que é a endodontia?

A endodontia é uma área clínica da Medicina Dentária. Ocupa-se da estrutura interna de cada dente por meio de prevenção, diagnóstico e tratamento. O objetivo da endodontia é tratar o dente como um todo, mantendo ou recuperando a Saúde dos tecidos que se encontram no interior dos dentes e diretamente à sua volta. Ou seja, a endodontia pretende preservar a Saúde dos nosso dentes naturais e gengivas, atuando para preservar as estruturas que existem na nossa boca.

Muitas pessoas conhecem os tratamentos de endodontia pelos seus nomes mais comuns: as desvitalizações ou os tratamentos de canal.

Sabe aquele dente que lhe está a doer muito e que anda a adiar tratar? Para não ter de o extrair, o seu dentista, provavelmente, vai tentar salvá-lo recorrendo a um tratamento de endodontia, seguido de uma restauração.

Endodontia: não adia mais o seu tratamento.

 

Em que consistem os tratamentos de endodontia?

Numa primeira fase um tratamento de endodontia consiste na desinfeção, remoção de tecidos doentes e limpeza de bactérias nocivas do interior do dente e canais radiculares. Na endodontia é aplicada medicação localmente para curar o interior do dente. 

Na segunda fase do tratamento de endodontia, o dentista volta a intervir no dente, verificando se a primeira fase surtiu efeito. É feita uma avaliação dos sintomas do Paciente, do estado do dente, e verifica-se se os tecidos internos já normalizaram. Se, na segunda fase, o dentista confirmar que o primeiro tratamento de endodontia funcionou, passará para a fase final. Esta última fase consiste no fechamento dos canais, anteriormente tratados, com materiais especializados para o efeito. 

Finalmente, de forma a devolver a sua estrutura e estética, o dentista irá avançar para a restauração do dente tratado, recorrendo a resinas, coroas dentárias, incrustrações, entre outras soluções possíveis.

 

Existem vantagens em recorrer à endodontia?

Existem várias vantagens em recorrer à endodontia. Principalmente, no que toca a evitar complicações futuras, que irão certamente desenvolver-se caso não trate um dente que precisa de ser desvitalizado:

  • A endodontia evita muitas vezes a extração dentária;

  • Permite manter o dente manter a sua forma e função;

  • Elimina as fortes dores associadas a problemas que já atingiram a polpa dentária;

  • Evita o desenvolvimento de outras lesões que poderão mesmo comprometer as gengivas e o osso do Paciente;

  • A endodontia evita tratamentos mais onerosos no futuro.

 

Tem uma dor de dentes que teima em não passar? Infelizmente, o problema não irá resolver-se sozinho. Se já sente dores é porque, muito provavelmente, qualquer problema que tem em boca já atingiu o interior de um ou mais dentes. Mas isso não significa que terá de arrancar os seus dentes. Pode simplesmente precisar de recorrer à endodontia.

Endodontia: evite muitas extrações.

 

Se não visita o seu dentista há muito tempo ou sente algum incómodo, não fique a suportar essa dor indefinidamente. Marque uma consulta de avaliação médica completa numa das 60 clínicas OralMED Medicina Dentária, sem qualquer compromisso. Logo na primeira consulta, terá à sua disposição meios de diagnóstico avançados e uma equipa de Médicos Dentistas multidisciplinar disponível a ajudá-lo no seu caso. Ficará a conhecer o estado da sua Saúde Oral em detalhe. Marque. É mesmo sem compromisso!

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em dezembro de 2020 e revisto em setembro de 2021.