Ir ao dentista não é o que era...

  • Ir ao dentista não é o que era...

    5 avanços que transformaram a experiência.

    Perceba como a Medicina Dentária mudou para melhor: valorizando o conforto dos Pacientes!

    Saúde Oral

Notícias

Acima de tudo, um dentista dedicado à sua profissão preocupa-se com o bem estar dos seus Pacientes. E é por isso que, hoje em dia, os tratamentos de Medicina Dentária são uma realidade muito diferente do que era há umas décadas. Tudo porque os profissionais de Saúde Oral de todo o mundo se têm debruçado cada vez mais sobre uma questão fundamental: “como posso melhorar o conforto dos meus Pacientes nas consultas?”.

Visitar o dentista já não é castigo.

 

Visitar o dentista já não é castigo

Impulsionados pela priorização do bem-estar do Paciente, nas últimas décadas, foram vários os avanços na Medicina Dentária que permitiram transformar uma simples visita ao dentista numa experiência confortável e até agradável:

  1. Sedação Consciente - A sedação consciente é uma técnica que permite eliminar o medo, a ansiedade e até o reflexo de vómito que muitos Pacientes sentem durante as consultas de Medicina Dentária. O Paciente entra num estado de relaxamento, ficando até com a noção de que a consulta flui mais depressa. Recorrendo à inalação de um gás (normalmente formado por protóxido de azoto e oxigénio), esta prática garante ainda que as pessoas se mantêm acordadas e cooperantes, assegurando que o tratamento dentário decorre normalmente e em perfeitas condições de segurança;

  2. All-on-4 - Esta técnica revolucionou o mundo da Implantologia. Com o all-on-4 é possível voltar a colocar todos os dentes de uma arcada, de forma fixa, sobre apenas quatro implantes dentários, em vez dos seis ou oito implantes que são necessários em técnicas convencionais. Além do procedimento ser mais rápido, menos invasivo, e de ter um tempo de recuperação menor do que nas técnicas convencionais, o all-on-4 veio ainda abrir as portas da Implantologia a Pacientes que antes não podiam sequer pensar em colocar implantes: nesta técnica os implantes são colocados na região mais anterior dos maxilares, fugindo a zonas onde existe pouco osso. Assim, é possível reabilitar casos mais difíceis e atuar em Pacientes com muita perda óssea. Sem a necessidade de colocar enxertos ósseos;

  3. Carga Imediata - A par com a técnica do all-on-4, o protocolo de carga imediata foi uma das evoluções mais importantes em Implantologia. A carga imediata permite devolver dentes fixos umas horas logo após a cirurgia de colocação de implantes dentários. Ou seja, os Pacientes de reabilitação fixa conseguem recuperar a função mastigatória, a fala e a estética num único dia. Além desta vantagem, a carga imediata permite ainda que os Pacientes só tenham de ser submetidos a uma cirurgia, contrariamente a outros protocolos, tornando o processo muito mais rápido e cómodo;

  4. Ortodontia invisível - Além de eliminarem o constrangimento do “Sorriso Metálico”, principalmente para os Pacientes adultos, os aparelhos invisalign trouxeram ainda muitas outras vantagens: elimina o desconforto causado pelos braquets, permite aos Pacientes recorrer a branqueamentos durante o tratamento ortodontico, possibilita que os Pacientes desfrutem melhor das suas refeições uma vez que podem remover o aparelho, e facilita ao nível da higiene oral. Ademais, este tipo de aparelhos permite uma enorme flexibilidade no agendamento das consultas de manutenção, possibilitando ainda que estas consultas tenham uma duração significativamente mais curta.

  5. Experiência multimédia - A maioria dos consultórios de Medicina Dentária oferecem algum tipo de entretenimento aos seus Pacientes. Já é possível sentar-se na cadeira do dentista para uma destartarização e ficar a assistir ao seu programa de televisão preferido, por exemplo. Ou mesmo pedir para ouvir as suas músicas favoritas enquanto a equipa clínica cuida de si. Tudo para que não tenha de se preocupar e possa abstrair-se dos habituais sons da atividade dos consultórios.

A experiência no dentista mudou radicalmente nas últimas décadas.

 

Os dentistas estão a olhar cada vez mais para novas técnicas, cada vez menos invasivas, e a investir em novas tecnologias para ajudar a criar o ambiente ideal para que Pacientes que sofram, por exemplo, de medo do dentista possam ultrapassar os seus receios e cuidar da sua Saúde Oral.

Se sofre de odontofobia ou de ansiedade, saiba que nas clínicas OralMED Medicina Dentária encontrará todas as condições para ultrapassar qualquer receio que possa sentir. Marque uma consulta de avaliação médica completa e viva a experiência da Medicina Dentária contemporânea. Sem qualquer compromisso para si!

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em novembro de 2020 e revisto em janeiro de 2022.