Alivie a sensibilidade dentária!
Notícias
Quando pensamos em praia de estômago vazio, vêm-nos logo à cabeça dois grandes protagonistas do verão. As bolas de Berlim, rainhas dos areais portugueses e os nem sempre amados gelados. "Mas como assim, 'nem sempre amados'? Quem não gosta de um bom gelado?", deve estar a questionar-se. Pode parecer estranho mas, de fato, existem muitas pessoas que não conseguem desfrutar de um refrescante gelado. E tudo por causa da sensibilidade dentária.
O que é a sensibilidade dentária?
Já alguma vez sentiu um desconforto grande ao trincar algo muito frio ou muito quente? De uma forma muito simples, é a isso que os Médicos Dentistas chamam de sensibilidade dentária. Este problema comum acontece quando um ou mais dentes sofrem um grande desgaste ou fratura, ficando a dentina exposta. Quando a dentina é estimulada, por exemplo, por temperaturas extremas, irá enviar sinais ao nervo que se encontra no interior do dente. Provocando dores que poderão ir de fracas a muito severas.
Sabia que…? Quando falamos de dentina estamos a referir-nos a uma das partes interiores dos nossos dentes, responsável pela proteção da polpa dentária. Esta camada contém vários canais chamados "túbulos" que fazem ligação o nervo que existe no interior de cada um dos dentes.
O que podemos fazer para aliviar este problema?
Em primeiro lugar, se sentir dores de dentes fortes ao ponto de nem conseguir desfrutar de um gelado, deverá sempre contactar o seu Médico Dentista. A sensibilidade dentária é um sinal de que algo não está bem com os nossos dentes. E se o problema for descoberto atempadamente, poderá até ser controlado apenas com a ajuda de uma pasta de dentes específica.
1. Escove os dentes com cuidado.
Que os hábitos de higiene oral são fundamentais para a Saúde dos nossos dentes e gengivas, já todos sabemos. Mas não é só com a frequência com que lavamos os dentes que nos devemos preocupar. A forma como o fazemos é também muito importante. Se sofre de sensibilidade dentária, use escovas de dentes macias e certifique-se de que não aplica demasiada força enquanto lava os dentes. O esmalte é uma camada protetora fundamental. Ao esfregar os dentes com muita força, irá provocar o desgaste desta camada e aumentar a sensibilidade dentária.
2. Use uma pasta com flúor.
O flúor é um dos maiores aliados da sua Saúde Oral. O uso deste mineral em pastas de dentes, dependendo da sua concentração e frequência de utilização, irá não só ajudar a proteger o esmalte dentário, como poderá mesmo contribuir para o fortalecer. Se sofre de sensibilidade dentária e tem dúvidas sobre os produtos de higiene oral que são mais adequados à sua situação, não deixe de pedir recomendações ao seu Médico Dentista ou Higienista Oral. Eles saberão como ajudar melhor do que ninguém!
3. Trate o bruxismo.
São muitos os Pacientes que sofrem de sensibilidade dentária associada ao bruxismo e nem sabem que têm este problema. De facto, ranger os dentes irá contribuir para a sua fratura e conduzir à exposição da dentina. Se nota que os seus dentes estão mais desgastados, fale rapidamente com o seu dentista. O bruxismo é um problema que, além de provocar sensibilidade dentária, compromete a sua Saúde Oral como um todo. Usar uma goteira durante o sono pode ser uma forma de aliviar o desconforto que tem vindo a sentir.
Hoje em dia, não existem motivos para não desfrutar da sua vida ao máximo. Para todos os problemas existe uma solução. Se sofre de sensibilidade dentária, descubra o que poderá estar a causar o seu desconforto. Evite alimentos e bebidas ácidas para que a sensibilidade não evolua. E aconselhe-se com o seu dentista sobre as melhores formas de cuidar da sua Saúde Oral. Este verão, não abdique dos gelados!
Venha descobrir toda a informação que selecionámos especialmente para si. Notícias, temas e artigos de todas as áreas da Medicina Dentária.