Tem tártaro nos dentes?

  • Tem tártaro nos dentes?

    Entenda melhor o problema e saiba como evitá-lo.

    Livrar-se do tártaro é fundamental para impedir o desenvolvimento de doenças mais graves.

    Saúde Oral

Notícias

Mesmo que nunca tenha ouvido falar da acumulação de tártaro nos dentes, certamente reconhecerá a expressão: "pedra nos dentes". Este é um problema muito comum, com o qual muitos de nós temos de lidar ocasionalmente. Mas como surgirá este problema, mesmo quando temos cuidados de higiene oral diários? E qual será a melhor forma de remover os resíduos que se fixam aos nossos dentes?

 

O tártaro ou "a pedra nos dentes"

De forma simples, pode-se dizer que resulta do endurecimento e da calcificação da placa bacteriana. Desse modo, apesar de a placa bacteriana ser incolor, o tártaro assume a forma de um depósito duro que se forma sobre a superfície do dente, apresentando, habitualmente, cor amarelada ou acastanhada.

A formação do tártaro deve-se, sobretudo, a uma higiene oral ineficaz.

 

Como surge este problema?

Embora algumas pessoas tenham uma maior tendência para desenvolver tártaro e este problema se agrave com a idade, a formação do tártaro deve-se, sobretudo, a uma higiene oral ineficaz. Ainda que lave os dentes diariamente, se a lavagem não for feita com a frequência e técnica necessárias, o tártaro poderá surgir. 

Quando as bactérias presentes na sua boca entram em contacto com os restos de alimentos, criam uma superfície sobre os dentes a que chamamos de placa bacteriana. Ora, se esta camada não for corretamente removida durante a higiene oral, acaba por reagir com minerais presentes na saliva, endurecendo ao longo do tempo e originando o tal depósito amarelado que se une ao dente.

Tártaro nos dentes - Higiene Oral
Mantenha o tártaro longe dos seus dentes: beba água e mantenha bons hábitos de higiene oral.
 

O que acontece quando se acumula tártaro nos dentes?

Se não for tratado a tempo, ter tártaro nos dentes pode revelar-se altamente prejudicial. Vejamos as suas principais consequências:

  1. Dificulta a higiene oral – Por tornar a superfície dos dentes mais áspera, pode complicar a escovagem e o uso adequado do fio dental;
  2. Favorece o aparecimento de cáries – As suas características simplificam o processo de aderência da placa bacteriana, podendo originar cáries com maior facilidade;
  3. Irrita as gengivas – Pode irritar os tecidos gengivais, inflamando e causando gengivite;
  4. Pode originar periodontite – A gengivite pode evoluir para periodontite, causando hemorragias e, na pior das situações, a perda dos dentes;
  5. Perda de cor – A nível estético, sendo relativamente poroso, contribui para o aparecimento de manchas escuras e para a alteração da cor dos dentes;
  6. Mau hálito – Como consequência da inflamação dos tecidos, o tártaro pode originar mau hálito;
  7. Pode afetar outros órgãos – A boca é uma das principais entradas do nosso organismo. E o estado da Saúde Oral de cada um irá também refletir-se na sua Saúde Geral. Mesmo com um problema aparentemente simples como o tártaro, é possível que as infeções na gengiva contaminem outros órgãos através do sangue, podendo, inclusivamente, chegar ao coração do Paciente.
     

Tártaro nos dentes - Faça uma destartarização
Se tem tártaro, visite o seu dentista e livre-se deste problema.
 

O que deve fazer?

  • Se não tem tendência a acumular tártaro nos dentes, é essencial que previna o seu aparecimento da melhor forma possível. Para tal, efetue uma escovagem de todas as superfícies dos seus dentes pelo menos duas vezes por dia, certificando-se de que não vai dormir sem fazer a sua higiene oral. Não se esqueça de usar fio dentário. E visite o seu dentista de seis em seis meses.
  • Se tiver tendência para desenvolver tártaro deve ter cuidados de higiene oral redobrados. Além disso, beber muita água durante o dia pode ser uma boa forma de se proteger. Poderá também usar uma pasta de dentes especificamente concebida para combater as bactérias e a formação de placa bacteriana. E deverá evitar fumar ou consumir alimentos ácidos ou açucarados.
  • Caso apresente tártaro nos dentes, apenas o seu dentista o poderá remover eficazmente. Em consultório, irá receber um tratamento chamado de «destartarização», que retira a placa e limpa os seus dentes e gengivas.

Seja qual for o seu caso, lembre-se que prevenir o surgimento de doenças e consultar o seu dentista de forma regular é a única forma de garantir uma Saúde Oral perfeita a todos os níveis e um Sorriso para a Vida. 

Se já não visita o Médico Dentista há algum tempo, está na altura de dar ao seu Sorriso a importância que ele merece. Agende uma consulta de avaliação e fique a conhecer em detalhe o estado da sua Saúde Oral.