OralMED lança Estudo sobre Ortodontia em Portugal
Notícias
OralMED lança Estudo sobre Ortodontia em Portugal
As Clínicas OralMED Medicina Dentária lançaram esta semana o primeiro Estudo sobre Ortodontia em Portugal.
Apelidado de "Retrato da Ortodontia em Portugal", este estudo avalia as principais motivações e retrações dos portugueses face aos aparelhos dentários. E apresenta várias sugestões para médicos dentistas.
Metade dos portugueses nunca ouviram falar em “Ortodontia” | Estudo sobre Ortodontia em Portugal
Um dos resultados mais sonantes do estudo está relacionado com um elevado grau de desconhecimento face à ortodontia.
Aparentemente, metade da população não sabe o que é a ortodontia, ou tem uma perceção incorreta desta área clínica. Para além disso, dos que afirmam conhecer, na realidade, 47% não sabem explicar do que se trata.
Sugestão: Veja aqui os 7 tipos principais de aparelhos dentários.
A confiança no médico dentista não é um problema | Estudo sobre Ortodontia
O retrato aponta ainda para uma baixa frequência da utilização de dispositivos ortodônticos. De acordo com a investigação, 77% dos portugueses que já ouviram falar em aparelhos dentários nunca realizaram um tratamento desta linha, o que poderia indicar uma grande necessidade de intervenção.
No entanto, numa dinâmica de autoavaliação, a grande maioria dos inquiridos (78%) tem a convicção de que, neste momento, não precisa de colocar aparelho.
"A maioria dos portugueses confia no seu atual Médico Dentista para colocar aparelho dentário"
Ainda assim, o estudo constata também que, num contexto de eventual necessidade, a grande maioria dos respondentes (85%) confia no seu atual médico dentista para realizar um tratamento ortodôntico.
A componente económica, uma retração típica em Medicina Dentária, também não parece ser um fator impeditivo: apenas 14% dos portugueses que nunca colocaram aparelho justificam essa decisão com questões financeiras.
Sugestão: Consulte o nosso artigo que explica como é a primeira consulta de avaliação para colocar aparelho dentário.
Não foram identificadas perceções negativas | Estudo sobre Ortodontia
De acordo com o estudo, junto dos portugueses que afirmam conhecer ou já ter ouvido falar em aparelhos dentários, não parecem existir grandes estigmas ou perceções negativas face aos tratamentos ortodônticos.
Pelo contrário, a maioria dos inquiridos recomenda a sua utilização e uma elevada percentagem acredita que se trata de um tratamento eficaz.
Sugestão: Veja o testemunho da Ana Osório, que colocou aparelho dentário na OralMED Ermesinde.
SABIA QUE... 1 em cada 10 portugueses confunde “aparelho dentário” com “prótese removível”?
O estudo permitiu ainda identificar uma associação incorreta entre dois termos muito utilizados em Medicina Dentária. Dentro da população que já ouviu falar em aparelhos dentários, 11% acredita que a função de um aparelho dentário é substituir dentes em falta.
"A comunicação em Ortodontia será mais eficaz se apoiada por imagens de aparelhos ortodônticos."
De acordo com o estudo, designar semanticamente um ou outro, significa para os Pacientes que o médico dentista se refere a próteses dentárias - uma constatação importante e que resulta na necessidade da comunicação desenvolvida pelo médico dentista ter bem presente em suporte visual, ou narrativo, a certeza de estar a designar aparelhos ortodônticos.
Neste sentido, o estudo recomenda ainda que a comunicação em Ortodontia será mais eficaz se apoiada por imagens de aparelhos ortodônticos, ou idealmente suportada por fotografias de pacientes, onde seja visível a colocação de aparelho ortodôntico.
Consulte já o estudo!
Se ficou curioso para saber mais sobre o "Retrato da Ortodontia em Portugal", clique aqui e descarregue o estudo em PDF.
Venha descobrir toda a informação que selecionámos especialmente para si. Notícias, temas e artigos de todas as áreas da Medicina Dentária.