Ir ao dentista a partir dos 65
Notícias
À medida que vamos envelhecendo, parece existir uma tendência para começarmos a desvalorizar a nossa Saúde Oral. O stress do dia a dia, as responsabilidades e outros problemas de Saúde, que vão surgindo com o avançar da idade, parecem fazer-nos esquecer cada vez mais da importância de ir ao dentista.
Neste artigo, relembramos o quão fundamental é manter a Saúde Oral a partir dos 65 anos.
Não deixe de ir ao dentista…
A falta de cuidados de Saúde Oral pode, sem dúvida alguma, conduzir a vários problemas nos dentes e gengivas. Mas esses problemas podem também ter ramificações em todo o organismo.
Manter a Saúde Oral, com cuidados de higiene oral diários e com visitas regulares ao dentista vai não só beneficiar o nosso Sorriso, como ajudar a prevenir, e até a mitigar, várias doenças sistémicas.
Lavar os dentes da forma correta e ir a consultas duas vezes por ano no dentista tem impacto em doenças como a Diabetes, doenças cardíacas, a Alzheimer, o Cancro Oral e até mesmo a Pneumonia - uma maior quantidade de bactérias nocivas em boca aumenta a probabilidade de estas serem transportadas pelas vias aéreas para os pulmões.
Ir ao dentista equipavale a mais Saúde e mais qualidade de vida
Ir ao dentista regularmente é fundamental. Mas não apenas para tratar complicações ativas: a razão mais importante pela qual devemos ir ao dentista é para despistar problemas antes de começar a haver estragos mais graves.
Se a partir dos 65 anos sabemos que o nosso organismo, particularmente, o nosso sistema imunitário, se encontra mais fragilizado, o dentista não pode ficar esquecido no meio das outras questões de Saúde a que devemos estar atentos.
Lembre-se que a periodontite é uma doença que tem maior probabilidade de se desenvolver com o avançar da idade. E é também uma das patologias orais com maior impacto na nossa Saúde como um todo.
Resumindo... e concluindo no dentista
Há uma ideia que temos todos de reter: a Saúde Oral não está separada da Saúde Geral. Ter um problema em boca é o mesmo que ter um problema no organismo. Todos os nossos órgãos estão ligados. E não nos podemos esquecer que a boca é uma das principais entradas para o nosso organismo.
Posto tudo isto, é natural que tenha de ser dada uma grande importância à Saúde Oral em todas as idades. Mas, principalmente, a partir dos 65 anos. Quando alguns problemas de Saúde se começam a evidenciar.
Se não visita o seu dentista há muito tempo, marque uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso.
Poderá agendar em qualquer uma das mais de 50 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país. Terá à sua disposição equipas multidisciplinares de Médicos Dentistas, preparadas para lidar com Pacientes de todas as idades. Incluindo Pacientes com problemas de Saúde crónicos e com a necessidade de cuidados especiais.
Poderá ainda contar com meios de diagnóstico avançado para que possa conhecer, em detalhe, o estado da sua Saúde Oral. Logo na primeira consulta. E sem qualquer compromisso.
Venha descobrir toda a informação que selecionámos especialmente para si. Notícias, temas e artigos de todas as áreas da Medicina Dentária.