Falta de osso?
Notícias
A falta de osso afeta milhares de portugueses. Mas, hoje em dia, este problema já não é impeditivo para a colocação de implantes dentários. Na verdade, além de ser possível colocar implantes em Pacientes que têm pouco osso disponível, os próprios implantes ajudam a resolver o processo que leva à perda de osso. Entenda como.
O que é a falta de osso?
A falta de osso, também conhecida como perda óssea permanente, é um problema frequentemente associado ao uso de próteses removíveis, que muitos Pacientes ainda desconhecem. Ao longo do tempo, e à medida que as próteses vão ficando cada vez mais desajustadas à cavidade oral, podem acabar por provocar fenómenos de reabsorção óssea.
O que causa a falta de osso?
A falta de osso resulta de um fenómeno progressivo. E, muitas vezes, devido ao uso prolongado de próteses removíveis, que não transmitem uma pressão constante à gengiva e ao osso. Por vezes, este tipo de prótese até causam um trauma exagerado, o que acelera ainda mais a perda óssea.
Para permanecer no mesmo sítio, o osso necessita de um estímulo. Ou seja, o osso segue o mesmo princípio que muitos outros orgãos. Sem estimo, existe uma atrofia: neste caso, óssea. E, por isso, o osso vai regredindo constantemente.
Os implantes dentários resolvem esse problema?
Respondendo de forma direta, sim. O fenómeno de reabsorção óssea só termina quando houver forma de fixar algo no osso dos Pacientes. E os implantes substituem a raiz dos dentes, são intraósseos e transmitem de forma constante o estímulo necessário ao osso. Por isso, o fenómeno de regressão pára e o osso permanece no mesmo sítio.
Que outros problemas podem surgir com próteses removíveis?
Além do problema de regressão óssea, se as próteses removíveis estiverem desajustadas, também podem originar outros problemas graves e que causam desconforto aos Pacientes.
Em primeiro lugar, quando já não estão bem adaptadas, estas soluções podem causar danos em dentes adjacentes, ou seja, em dentes que possam estar a suportar a prótese.
Por outro lado, uma prótese removível mal ajustada também pode causar danos nas mucosas, ferindo as gengivas dos Pacientes.
Se necessita de substituir dentes perdidos, esta é mais uma vantagem do uso de implantes dentários. E saiba que a falta de osso não tem de ser um problema: hoje em dia, existem técnicas como o enxerto ósseo, o all-on-4® e até implantes personalizados, que permitem ultrapassar este problema.
Informe-se junto do seu dentista, marque uma avaliação completa da sua Saúde Oral e escolha o melhor para si.
Artigo publicado pela primeira vez em junho de 2018 e revisto em outubro de 2021.
Venha descobrir toda a informação que selecionámos especialmente para si. Notícias, temas e artigos de todas as áreas da Medicina Dentária.