Se caem, serão importantes?
Notícias
Apesar de haver cada vez mais informação sobre Saúde Oral, ainda existem muitas ideias que não estão corretas. E uma delas está relacionada com a importância dos dentes de leite. Por caírem e darem origem aos dentes definitivos, muitas pessoas ainda acreditam que não merecem os mesmos cuidados de higiene. Mas a verdade não é essa. Perceba porquê:
Qual é a importância dos dentes de leite?
Embora possa não ser evidente à primeira vista, a dentição de leite é muito importante para o correto desenvolvimento dos bebés e das crianças. Além da componente estética e da autoestima dos mais pequenos, podemos destacar 5 funções que fazem com que os dentes leite mereçam tantos cuidados quanto os dentes de um adulto. Ora veja:
-
MASTIGAÇÃO – A presença de dentes antes do surgimento da dentição permanente é essencial para permitir uma mastigação adequada dos alimentos e permitir uma melhor absorção dos seus nutrientes. Por isso, também ajudam na passagem de uma alimentação maioritariamente líquida para sólida.
-
GUIAM OS DENTES PERMANENTES – Os 20 dentes temporários têm o papel de manter o espaço na arcada e de orientar os dentes permanentes para as posições corretas, no futuro. Assim, os dentes de leite podem ser decisivos para evitar correções com aparelhos ortodônticos, por exemplo.
-
CRESCIMENTO DA FACE – Os dentes de leite desempenham um papel muito importante para o crescimento correto dos ossos e dos músculos da face. De facto, cenários em que os dentes de leite são perdidos mais cedo do que o previsto têm sido associados a desenvolvimentos anormais das articulações, já com os dentes definitivos.
-
DESENVOLVIMENTO DA FALA – A primeira dentição também auxilia bastante no desenvolvimento da fala nos bebés e nas crianças.
-
CRIA BONS HÁBITOS – Para além dos outros fatores, os dentes de leite também são bastante úteis para despertar as crianças para a importância da Saúde Oral e para as boas práticas de higiene oral.
Se tinha dúvidas, agora já sabe: a dentição de leite pode e deve ter os mesmos cuidados que os dentes permanentes. De facto, além dos aspetos já referidos, hoje sabemos que infeções em dentes de leite podem afetar negativamente os dentes permanentes e até a sua erupção.
Por isso, informe-se junto do seu dentista sempre que tiver alguma dúvida, siga os seus conselhos e faça o melhor pela Saúde Oral dos mais pequenos.
Artigo publicado pela primeira vez em junho de 2018 e revisto em abril de 2021.
Venha descobrir toda a informação que selecionámos especialmente para si. Notícias, temas e artigos de todas as áreas da Medicina Dentária.