"Até quando vou ter aparelho?"
Notícias
Colocar aparelho dentário é um procedimento sem grandes mistérios atualmente. Hoje, é possível encontrar com facilidade toda a informação sobre os tipos de aparelho dentário que existem, o que muda no nosso dia-a-dia ou até sobre o processo de colocação do aparelho em si. Mas existe ainda uma outra dúvida muito comum que pode ainda não ter conseguido esclarecer: porque será tão difícil encontrar informações claras sobre o tempo médio dos tratamentos de ortodontia?
Aparelho dentário: qual é o tempo médio de tratamento?
A duração de um tratamento ortodôntico pode variar muito de acordo com a complexidade do caso e com o tipo de aparelho ou alinhadores utilizados. O tratamento tanto poderá durar apenas oito meses, como levar dois ou três anos. Por isso, não é possível indicar um tempo médio de tratamento antes de uma avaliação detalhada do seu dentista. Sendo possível apenas apresentar uma estimativa após o diagnóstico completo de cada caso.
Além disso, a duração real do tratamento poderá nem sempre coincidir de forma exata com a estimativa que lhe foi apresentada no início. O que é algo totalmente normal, uma vez que a velocidade do tratamento vai sempre depender de inúmeros fatores, não só característicos do próprio caso clínico, como também da motivação e da cooperação do Paciente em casa.
Como é que o Paciente pode cooperar nos tratamentos com aparelho dentário?
O Paciente tem um papel muito importante no sucesso e na duração do tratamento. E, por isso, deverá seguir atentamente as recomendações do seu dentista.
Em primeiro lugar, é essencial efetuar uma higiene oral diária correta. Lavar os dentes com aparelho dentário envolve instrumentos e passos específicos que serão recomendados pelo seu dentista em clínica. Se seguir as indicações de forma rigorosa irá evitar a acumulação de resíduos e o aparecimento de cáries ou de outros problemas que irão atrasar o processo. Além disso, em aparelhos dentários convencionais, a acumulação de placa bacteriana pode levar ao descolamento das bráquetes, o que poderá colocar em causa todo o tratamento se não for possível voltar a colá-las. Sendo necessário encomendar novas peças para o aparelho, o que representará custos acrescidos para o Paciente.
Além disso, se usar um aparelho com elásticos intermaxilares, deverá também ter uma atenção especial para seguir os conselhos dos profissionais com o máximo cuidado. A utilização indevida deste tipo de elásticos acaba por ser um fator muito comum do atraso em tratamentos ortodônticos.
Esclareça todas as suas dúvidas em clínica
Se gostava de alinhar o seu Sorriso, não hesite em visitar o seu dentista. Confie nos profissionais de Saúde Oral vocacionados para a área clínica da Ortodontia que atuam diariamente para devolver Sorrisos aos Pacientes das mais de 50 clínicas OralMED Medicina Dentária.
Marque uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso. E tenha acesso a meios de diagnóstico avançado, logo na primeira consulta, que irão permitir-lhe conhecer as soluções de aparelho dentário ideais para o seu caso no próprio dia.
Entenda todo o tratamento, esclareça as suas dúvidas e faça os possíveis para ajudar a construir o seu Sorriso, lado a lado com o seu dentista.
Venha descobrir toda a informação que selecionámos especialmente para si. Notícias, temas e artigos de todas as áreas da Medicina Dentária.