5 mitos sobre o bruxismo

  • 5 mitos sobre o bruxismo

    Use o conhecimento para se defender deste mal

    Devido ao aumento do stress, os casos de bruxismo têm vindo a aumentar desde o início da pandemia.

    Saúde Oral

Notícias

Desde 2020 que dentistas um pouco por todo o mundo têm alertado as populações para o aumento da prevalência dos casos de bruxismo. Um problema que em 2019 afetava já mais de 100 mil portugueses. E que é responsável por muitas dores de cabeça. Tanto figurativas, como literais. Conheça alguns dos mitos e factos sobre esta disfunção.

O conhecimento é o primeiro passo para se defender do bruxismo!

4 mitos sobre o bruxismo.

 

1) O bruxismo é uma doença que surge, principalmente, a partir dos músculos mastigatórios.

Antes de mais, o bruxismo não é uma doença. É, sim, uma disfunção resultante da atividade anormal da boca em conjunto com um aumento da atividade dos músculos dos maxilares. É uma disfunção complexa cujos mecanismos neurofisiológicos que lhe dão origem não foram ainda totalmente compreendidos. No entanto, existem fatores de risco para o bruxismo que são reconhecidos de forma consensual pela comunidade científica. Fatores como o stress e as depressões, cujos níveis têm vindo a aumentar um pouco por todo o mundo desde o início da pandemia.

 

2) O bruxismo é um problema que não precisa de ser levado a sério.

Embora o hábito de ranger os dentes não seja um problema que põe em risco a vida das pessoas, os seus efeitos a longo prazo poderão ser devastadores para a nossa Saúde.

Se não for tratado, o bruxismo pode acabar por desgastar e destruir toda a nossa dentição. E provocar problemas como a queda de dentes, e a perda de osso maxilar e mandibular. Podendo mesmo originar infeções graves.

Ranger os dentes, seja durante o dia, seja durante a noite, pode ainda conduzir ao desenvolvimento de uma mordida cruzada, impedindo a oclusão correta dos nossos dentes.

Se desconfiarmos que sofremos de bruxismo, devemos procurar ajuda especializada assim que possível.

 

3) O bruxismo só afeta os adultos.

Infelizmente, não. O bruxismo pode afetar pessoas de todas as idades. Incluindo crianças.

Normalmente, o hábito de ranger os dentes é mais comum na infância durante o nascimento dos dentes de leite e, mais tarde, na transição para a dentição definitiva. E, geralmente, acaba por desaparecer sozinho.

No entanto, os riscos de desenvolver problemas de mordida cruzada nestas idades fazem com que seja importante haver um acompanhamento de um odontopediatra para garantir que as crianças se desenvolvem de forma saudável.

 

4) O bruxismo desaparece sozinho.

Nem sempre. E é menos provável que desapareça sem tratamento nos adultos.

Na maioria dos casos de bruxismo, é fundamental descobrir os fatores que estão a provocar a parafunção oral. Por exemplo, a apneia do sono é muitas vezes a causa do comportamento crónico de ranger os dentes. E é também um problema que pode ser tratado com a ajuda do nosso dentista. Depois de encontrarmos solução para a apneia, o bruxismo acaba por desaparecer.

 

5) Não é possível reparar os danos provocados pelo bruxismo na nossa dentição.

Graças à evolução da Medicina Dentária nas últimas décadas, hoje em dia existem soluções para praticamente todos os problemas de Saúde Oral. Incluindo os provocados pelo bruxismo.

Mesmo que a sua dentição esteja já muito danificada, não desista de recuperar o seu Sorriso. Seja através do recurso a restaurações, coroas, aparelhos dentários ou facetas. Se necessitar de ajuda com os tratamentos, atualmente existem clínicas que disponibilizam facilidades de pagamento. Para que possa recuperar a sua Saúde Oral sem prejudicar o seu orçamento familiar.

O fundamental é procurar ajuda especializada.

Encontre soluções para o bruxismo nas clínicas OralMED.

 

Se nota que os seus dentes estão a ficar mais curtos e lascados ou se sente dores de cabeça, pescoço e na região dos ouvidos com muita frequência, fale com um dentista assim que possível.

Marque uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso, numa das 60 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país. Terá à sua disposição equipas multidisciplinares de Médicos Dentistas, preparadas para reconhecer e tratar o problema do bruxismo.

Poderá ainda contar com meios de diagnóstico avançado para ficar a conhecer, em detalhe, o estado da sua Saúde Oral e o Plano de Tratamento mais indicado para o seu caso, logo na primeira consulta.